Tribuna Ribeirão
Artigos

O Bar do Serginho Leite

Serginho Leite, que como diz meu amigo Rolando Boldrin, viajou antes do combinado, tinha um bar numa rua que atravessa a avenida Brigadeiro Faria Lima, em Sampa. Era de porte médio, mas abrigava um palco acolhedor para o conforto dos músicos e muitas mesas que ficavam apinhadas de artistas. Serginho era adorado por todos. Eu o conhecia pela TV, pois durante algum tempo foi presen­ça obrigatória no Domingão do Faustão.

Era humorista, cantor e tocava violão sete cordas e cavaqui­nho. Lembro-me de que ele fazia um quadro onde imitava Cauby Peixoto e Agnaldo Timóteo, colocava peruca, pintava metade do rosto de negro e metade branca, e com maquiagem sua aparência se aproximava a dos cantores, daí ele mandava ver o samba-canção “Conceição”, era um barato.

Rita Lee convidou Sócrates para o lançamento de seu CD, na casa de shows Via Funchal, na capital. Ele disse que iria com a espo­sa e um casal de amigos, a roqueira liberou, ele me ligou e lá fomos nós. Era uma sexta-feira. No caminho, o celular do Magrão não parava de tocar. Eram filhos, irmãos e amigos que também queriam estar no show. Por fim, fomos em 22 pessoas.
Imagine o tamanho da nossa mesa! Ao nosso entorno havia muitos artistas, gente de TV e só sei que os garçons ficaram com os braços doloridos de tanto reabastecer nossa mesa com cerveja.
Rita Lee, muito feliz, após o show, nos recebeu no camarim, isso já era mais de uma da madrugada. Depois, Magrão reuniu todos e disse: “Estou indo para o Bar do Serginho Leite, se quiserem ir, me sigam”. Todos embarcaram nessa parada e foi aquela carreata pelas ruas de Sampa. Serginho era o dono do bar e o músico da noite, era seu intervalo e ele estava na porta com um copo de chope na mão, ficou na maior alegria quando viu Sócrates.

A esposa dele, super parceira, nos acomodou e o Doutor falou: “Serginho, adivinhe quem eu trouxe pra dar uma canja no seu bar?” Ele gritou: “Buenão!” Sócrates tinha prometido a ele que me levaria pra cantar lá, mas não me falou nada. Serginho pegou um violão sete cordas, eu um de seis e fomos pro palco, uma penumbra proposital me impedia de reconhecer as pessoas nas mesas.

Passamos o som e Serginho pediu que eu cantasse primeiro “Espe­lho”, de João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro. Queria oferecer a dois amigos compositores presentes que amavam esta música. Ainda disse que faria os bordões idênticos ao original com o seu sete cordas.

Cantei e ele disse: “Cante tudo que você sabe do João Nogueira que eu seguro aqui nos bordões”. E eu mandei ver. Começaram a chegar, pelos garçons, bilhetinhos pedindo mais músicas do grande sambista. No meio da papeladinha veio um da mesa 46 que pedia pra cantar “Espelho” novamente. Virei pro Serginho e disse: “Pô, cara, acabei de cantar essa música, não sou chegado a repetir.”

Serginho comentou: “Eu sei, Buenão, também não gosto, mas o pedido veio do maestro Théo de Barros e Eduardo Gudin”. Théo de Barros é compositor de “Disparada”, em parceria com Geraldo Van­dré, e Eduardo Gudin, autor de “Verde”… Perguntei: “Eles estão aqui?” Serginho, orgulhoso, disse: “Olha na mesa 46, eles estão te olhando”. Ao localizá-los naquele escurinho, eles acenaram positivo e eu meio que sem jeito, cantei “Espelho” no maior capricho (hehehe).

A noite seguiu, saímos de lá com o sol beijando a manhã, eram mais de sete horas do sábado e Serginho nos convidando para uma feijoada com samba logo mais às 12 horas, com o sambista Daví, filho do Mengálvio, que jogou no Santos com Pelé.

Entramos no bar, sambistas anônimos e famosos dando canjas maravilhosas e eu tive a honra de dividir um samba com o saudoso Jair Rodrigues e outros bambas. A tarde invadiu a noite e nem sei que horas saímos do bar, só sei que coloquei no meu currículo de botecos mais um bar, o Bar do Serginho Leite.

Sexta conto mais.

Postagens relacionadas

Debater educação com extremista de direita…  

William Teodoro

Restauro de um grande patrimônio 

William Teodoro

Estudante com deficiência intelectual vai ter, sim, apoio especial em Ribeirão 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com