Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Empoderamento é um dos temas das “20h de Literatura” nesta quinta-feira (17)

Escritora, travesti e feminista, Amara Moira, é uma das convidadas do penúltimo dia do evento que estará no palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, às 18 horas. Idealizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o evento é 100% online e transmitido pela nova plataforma digital da entidade, realizado em comemoração aos 20 anos da FIL (Feira Internacional do Livro).

Ribeirão Preto (SP), 16 de setembro de 2020 – Para comemorar os 20 anos da FIL – Feira Internacional do Livro, que neste ano não pôde ser realizada em função da pandemia do novo Coronavírus, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, em parceria com o SESC SP e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, realiza o evento “20 Horas de Literatura”. O evento teve início na segunda-feira (14/9) e vai até a próxima sexta-feira (18), das 18 às 22h. Durante toda esta semana, o ciclo de palestras reúne autores, educadores, jornalistas e intelectuais do cenário brasileiro para um encontro totalmente online com discussões e debates sobre 20 palavras que foram destaques nas últimas duas décadas. Nesta quinta-feira (17/9), penúltimo dia, o evento traz nomes importantes no cenário ativista, entre eles, a escritora Amara Moira, que estará no palco do Theatro Pedro II falando sobre empoderamento. A transmissão é online pelo novo canal da entidade: www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

A programação do dia começa às 18h com o tema “Empoderamento”, com Amara Moira, escritora, professora de literatura, travesti e feminista. Ela foi a primeira mulher trans a obter o título de doutora com o seu nome social pela Universidade Estadual de Campinas, em 2018. Já participou de palestras no famoso TED Talks e de programas como Café Filosófico, da TV Cultura. Também já lançou dois livros: “E se eu fosse puta”, de 2016, e “Vidas trans: a coragem de existir”, de 2017, em co-autoria com João Nery, Márcia Rocha e T. Brant, prefaciado por Laerte Coutinho e Jaqueline Gomes de Jesus. No ano passado, Amaira Moira participou de um Salão de Ideias na 19ª Feira do Livro de Ribeirão Preto e foi sucesso de público. A conversa terá mediação do animador cultural do SESC Ribeirão Preto, Renato Alves.

Às 19h, o tema abordado será “Resiliência”, com Marlene Trivellato Ferreira, psicóloga e professora titular e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Barão de Mauá e membro do IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais. Além de sua experiência como coordenadora de escolas de educação Infantil e fundamental, Marlene tem experiência em Docência, na área da Psicologia Educacional e Escolar, Psicologia do Desenvolvimento, Tratamento e Prevenção Psicológica. A mediação será com a cantora e jornalista Fernanda Marx.

Mais uma vez no palco do Theatro Pedro II, César Nunes estará às 20h para falar sobre “Humanização”, junto com a jornalista e escritora Daniela Penha, que fará a mediação. Atualmente, César Nunes é um dos mais destacados palestrantes e conferencistas em educação no Brasil, doutor em educação pela Unicamp, filósofo, historiador e pedagogo.  Atua como professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp, chefe do Departamento de Filosofia e História da Educação, coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas PAIDEIA e professor de honra da Univida.

Para encerrar a programação desta quinta-feira, Adriana Silva, curadora do evento e da FIL falará sobre “Disruptura”, às 21h. Adriana Silva é jornalista, educadora, escritora e atuou na Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto por 11 anos – quatro deles como secretária. Hoje também atua como vice-presidente no Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e curadora da FIL. A palestra será mediada por Laura Abbad, pedagoga e mestra em Educação.

O evento é aberto, gratuito e conta com profissionais especializados em tradução e interpretação em Libras.

Música para todos os sentidos

Entre uma palestra e outra, também são transmitidos 20 vídeos, de 2 a 7 minutos, produzidos pelo grupo ALMA – Academia Livre de Música e Artes, sob direção de José Maurício Cagno. São produções artísticas que envolvem música, cinema e teatro e ajudam a dar sentido às 20 palavras selecionadas pela instituição, que movimentaram as últimas duas décadas.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO DIA 17/9

Debate sobre o termo “Empoderamento”, às 18h

Palestrante: Amara Moira, escritora

Mediação: Renato Alves, animador cultural do Sesc Ribeirão Preto

Debate sobre o termo “Resiliência”, às 19h

Palestrante: Marlene Trivellato Ferreira, psicóloga

Mediação: Fernanda Marx, cantora e jornalista

Debate sobre o termo “Humanização”, às 20h

Palestrante: César Nunes, professor titular de Filosofia e Educação UNICAMP

Mediação: Daniela Penha, jornalista e escritora

Debate sobre o termo “Disruptura”, às 21h

Palestrante: Adriana Silva, escritora

Mediação: Laura Abbad, mestra em Educação e Pedagoga

20 palavras para ressignificar 20 anos

As palestras de 20 autores convidados para falar sobre 20 palavras impactantes para o Brasil e o mundo nas últimas duas décadas têm transmissão ao vivo pela plataforma de conteúdo da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e por suas redes sociais, como Facebook e YouTube. Toda a agenda conta com profissionais especializados em tradução e interpretação em Libras. A programação conta com cinco dias de evento, de 14 a 18 de setembro, com carga horária de quatro horas por dia, sempre das 18 às 22 horas.

Os interessados em participar podem se inscrever pela nova plataforma da Fundação do Livro e Leitura e após a finalização do evento terão direito a certificados online para impressão pessoal. Para conferir a programação completa do evento, basta acessar os endereços eletrônicos:
Nova plataforma de conteúdo:  www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)

Patrocinadores e Parceiros

O Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Sesc SP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam 20 horas de Literatura. O evento tem Patrocínio Ouro das empresas: Alta Mogiana, GasBrasiliano, Gs Inima Ambient, São Francisco; Patrocínio Prata: Savegnago Supermercado; Patrocínio Bronze: Passalacqua. Pedra Agroindustrial, Ribeirão Shopping e RiberFoods; Patrocínio: ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, São Martinho e Tanger. Tem como Instituição Cultural o SESC SP – Serviço Social do Comércio e apoio cultural da ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Coderp, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Sicoob Cooperac, Stecar, Grupo Utam e Grupo Via Brasil. Realização:  Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Brasil – Governo Federal.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade