Tribuna Ribeirão
Geral

RP não tem óbitos há cinco dias

RAHEL PATRASSO/REUTERS

Ribeirão Preto não registra óbitos por covid-19 há cin­co dias, desde 1º de outubro, quando um senhor de 69 anos e uma idosa de 91 anos mor­reram em decorrência da do­ença. Na terça-feira, 5 de outu­bro, foram anunciadas quatro mortes, mas nenhuma deste mês – a mais recente era de 18 de setembro.

Na segunda-feira (4), o Bole­tim Epidemiológico da Secreta­ria Municipal da Saúde infor­mou os dois óbitos do dia 1º. A última vez que a pasta divul­gou um relatório sem vítimas fatais ocorreu em 15 de julho, há quase três meses (83 dias).

A cidade deve ultrapassar a barreira de 2.950 vítimas este mês, mas com o avanço da vacinação, que freou a pro­pagação da doença, não deve chegar a três mil antes de no­vembro. Nesta quarta-feira, 6 de outubro, o número de fa­lecimentos em decorrência da doença continuava em 2.944.

Há 67 óbitos oficiais em agosto, mas 142 pessoas morreram de covid-19 no mês passado, quatro por dia. Outubro já tem duas mortes que ainda não constam do boletim oficial. Setembro já tem 76 vítimas fatais, dois por dia, mas apenas 28 fo­ram contabilizadas.

É o menor volume do ano e o mais baixo desde novembro de 2020, quando 41 pessoas morreram de covid-19, apesar de os dados oficiais indicarem 37 porque a secretaria conside­ra a data em que a pessoa foi diagnosticada com a doença, e não da morte.

Março é o mês com mais óbitos na pandemia. São 402, média de 13 por dia. O recor­de do ano passado pertence a julho (244). O recorde de fale­cimentos anunciados em um único boletim pertence a 14 de junho deste ano, de 36. O recorde de óbitos em 24 horas é de 3 de junho, de 26 óbitos.

O total de mortes por covid-19 em nove meses de 2021, de 1.900, já é 82% supe­rior ao registrado no mesmo período do ano passado (de março a dezembro), de 1.044. São 856 a mais. De 26 de mar­ço de 2020, data do primeiro óbito, a 15 de janeiro deste ano, data da milésima morte, foram 297 dias. Para chegar a dois mil foram 122 dias.

A tendência é de estabili­dade na comparação sema­nal. Entre 22 e 28 de setembro ocorreram onze falecimentos na cidade, cerca de um a cada 15 horas e 16 minutos. Nos sete dias subsequentes, entre 29 de setembro e 5 de outu­bro, foram confirmados mais seis óbitos, um a cada 28 ho­ras, recuo de 45,5% e cinco casos a menos. São 16 em duas semanas.

Os meses com menos fa­lecimentos são março de 2020 (pois, a pandemia começou em meados do mês em Ribei­rão Preto) e abril do ano passa­do (onze). A taxa de letalidade da pandemia é de 2,7% e neste ano está em 2,8%. Por sexo, as vítimas da covid-19 são 1.636 homens (55,6%) e 1.308 mu­lheres (44,4%). ‘

A mais jovem em toda a pandemia é o bebê de um mês que morreu em 22 de junho. A segunda é um menino de seis meses que faleceu em 12 de junho. A mais idosa é uma se­nhora de 102 anos que faleceu no dia 2 de fevereiro de 2021. O município de Ribeirão Pre­to superou a marca de 110,8 mil pacientes infectados pelo Sars-CoV-2 – são 110.874.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ponto de ônibus fica destruído após ser atingido por ônibus do transporte público de Ribeirão Preto

Redação

Homem morre após ser atropelado por ônibus em Ribeirão Preto

Redação

Adolescente morre após ser atropelado por carro em Pradópolis

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade