Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Salário do governador sobe para R$ 36,3 mil 

Aumento foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na terça-feira; aumento causará efeito cascata no teto salarial dos servidores estaduais (Divulgação)

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou na terça-feira, 13 de maio, reajuste de 5% no salário do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que passará a receber R$ 36.301,53 por mês, contra R$ 34.572,89 que ganhava no início do mandato, em 2023. São R$ 1.728,64 a mais.

O vice Felício Ramuth (PSD) receberá R$ 34.486,63, aporte de R$ 1.642,22. Os secretários que compõem o governo passarão a ganhar R$ 32.671,36, acréscimo de R$ 1.555,78. O último reajuste salarial nos cargos foi votado em 2022, quando o governador de São Paulo era Rodrigo Garcia (PSDB).

Na época, o salário do chefe do Executivo passou de R$ 23.048,59 para R$ 34.572,89 – acréscimo de R$ 11.524,30 e alta de 50% –, o de vice saltou de R$ 21.896,27 para R$ 32.844,41 (mais R$10.948,14) e os secretários ganharam um aumento de R$ 20.743,72 para R$ 31.115,58 (aporte de R$ 10.371,86).

O projeto foi aprovado na terça-feira em votação simbólica e apenas o PSOL foi contra. O reajuste causará efeito cascata no teto salarial dos servidores estaduais, já que é atrelado ao salário do governador. O impacto financeiro estimado é de R$ 18 milhões mensais, totalizando R$ 230 milhões anuais, incluindo os reflexos sobre aposentadorias e pensões.

Para o exercício de 2025, considerando a vigência a partir de junho, o impacto projetado é de R$ 144 milhões. Inicialmente, o reajuste de Tarcísio de Freitas seria de 9,68%, conforme substitutivo do deputado Carlão Pignatari (PSDB). O percentual, porém, foi reduzido por meio de um novo texto.

A mudança ocorreu para evitar que o reajuste do governador fosse maior do que o dos demais servidores paulistas, que tiveram os vencimentos reajustados em 5% na mesma sessão na Alesp.

Com o aumento, os 94 deputados estaduais passaram a receber mais que Tarcísio. A situação é possível porque o artigo 27 da Constituição, no inciso 2º, prevê que membros de assembleias legislativas podem receber até 75% do valor pago a deputados federais – que passou a ser de R$ 46.366,19.

 

 

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Mirage Circus trará novos musicais a nível da Broadway, afirma Marcos Frota

Redação

Encontro reúne colecionadores de camisas de futebol em Ribeirão Preto

Hugo Luque

Mãe de rapaz que atropelou casal pode ser investigada

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade