Tribuna Ribeirão
Educação

Fies: inscrições terminam hoje

Marcello Casal Jr./Ag.Br. Inscrições para o processo seletivo deste semestre do Fies podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira, 18 de julho, no horário de Brasília (Marcello Casal JrAgência Brasil)

As inscrições para o processo seletivo deste semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira, 18 de julho, no horário de Brasília. As datas estão previstas em edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (9). As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Desde 2001, o programa federal financia a graduação em instituições de educação superior privadas, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com o objetivo de promover a inclusão educacional. Neste ano, o MEC oferece 112.168 vagas para o Fies, sendo 67.301 vagas, no primeiro semestre; e 44.867, na segunda metade do ano.

Os candidatos em obter o financiamento estudantil devem atender aos seguintes requisitos: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010; nas cinco provas do Enem, ter conquistado média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a prova de redação; ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

O edital do processo seletivo reserva 50% das vagas para o Fies Social, lançado em 2024. Para concorrer, os candidatos devem ter inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo (R$ 759, em 2025).

A nova modalidade lançada pelo MEC permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais, cobrados pela instituição de ensino superior, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

A classificação no processo seletivo do Fies será realizada de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. A ordem de prioridades considera os que candidatos que:

Não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo financiamento estudantil;  foram beneficiados pelo financiamento estudantil, mas não o quitaram; concluíram o ensino superior sem financiamento estudantil; ou o ensino superior com financiamento estudantil e o quitaram.

O Fies tem chamada única e lista de espera. O resultado com os nomes dos pré-selecionados na chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Aqueles estudantes de graduação que não forem pré-selecionados estarão automaticamente na lista de espera para preenchimento das vagas não ocupadas, observada a ordem de classificação. A pré-seleção da lista de espera ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.

 

 

VEJA TAMBÉM

Enem 2026: saiba a documentação para justificar ausência em 2025

William Teodoro

Olimpíada de Professores de Matemática abre as inscrições

William Teodoro

Professores poderão participar de olimpíada inédita de matemática

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com