A primeira etapa de implantação dos semáforos inteligentes – Sistema Inteligente de Transporte (SIT, “Intelligent Transport System”, em inglês, o ITS) – de Ribeirão Preto será objeto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a ser instalada pela Câmara de Vereadores.
O requerimento foi protocolado nesta quinta-feira, 18 de setembro, pelo presidente do Legislativo, Isaac Antunes (PL). O texto será lido na sessão de segunda-feira, 22 de setembro, e a instalação da CPI deverá acontecer na próxima semana.
A primeira etapa do sistema foi licitada no governo do então prefeito Duarte Nogueira (na época no PSDB, hoje no PSD) e deveria contemplar 90 cruzamentos. São 30 controladores no entorno do túnel José Bonifácio de Andrada e Silva; nas avenidas Presidente Vargas, Doutor José Cesário Monteiro da Silva e Lygia Latuf Salomão; trechos da avenida Braz Olaia Acosta e da avenida Independência.
Todas ficam na Zona Sul. Este trecho custou R$ 19.499.892,02 aos cofres do município. A licitação foi vencida pelo Consórcio ITS – Ribeirão Preto, formado pelas empresas Sigma Engenharia Indústria e Comércio Ltda, Kapsch TrafficCom Controle de Tráfego e de Transportes do Brasil Ltda e Sitran Sinalização de Trânsito Industrial Ltda, com sede em Contagem, Minas Gerais.
No ano passado foram feitos dois termos de rerratificação de valores e contrato subiu para R$ 20,4 milhões. Segundo apuração do Tribuna, a CPI defende a investigação defende a investigação porque a implementação total desta fase não ocorreu no atual governo.
Quer saber em quantos locais eles já operam. O prazo previsto em contrato terminou em maio deste ano. A licitação para a implantação da segunda fase também foi feita na da gestão Duarte Nogueira. Com custo estimado de R$ 34.859.568, a licitação seria feita por meio de sessão pública marcada para 10 de janeiro de 2025. A vencedora assinaria um contrato com vigência de 18 meses.
Entretanto, quando assumiu o governo, o prefeito Ricardo Silva (PSD) suspendeu a licitação que implantaria o sistema de monitoramento por câmeras nos corredores de ônibus das avenidas Dom Pedro I (Ipiranga, Zona Norte), Saudade (Campos Elíseos, região Norte) e avenida do Café (Vila Tibério, Zona Oeste), além da adequação na avenida Nove de Julho com a Antonio Diederichsen, no Jardim América, na Zona Sul
. Na época, segundo afirmou ao Tribuna o secretário municipal de Administração, João Rafael Mião, o processo foi suspenso e as secretarias solicitantes do certame consultadas sobre a necessidade e viabilidade da continuidade do processo. Entre os serviços que seriam executados pela empresa estava o fornecimento, instalação e a configuração de painéis de mensagens variáveis (PMV), de câmeras de monitoramento de tráfego, de controladores semafóricos adaptativos em tempo real, além de redes de fibra ótica.
O Sistema Inteligente de Transporte permite alterar o tempo de semáforo verde nos cruzamentos com congestionamento. Ou seja, se uma das vias estiver com o fluxo maior, vai ter sinal verde por mais segundos ou minutos. O monitoramento é feito a partir do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na sede da RP Mobi. O novo espaço técnico foi inaugurado em 17 de junho e irá monitorar em tempo real o trânsito e o transporte coletivo urbano da cidade para garantir mais segurança e fluidez.
O CCO recebeu investimento de R$ 2.393.533,42 por meio de recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. A obra foi executada pela Laforma Comércio e Serviço Ltda, de São Paulo, ao custo de R$ 2.080.885,44.
Prefeitura – Em nota, “a prefeitura de Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a transparência e informa que prestará total colaboração aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem como foco a apuração de contrato firmado e executado na gestão anterior. A atual administração, sob a liderança do prefeito Ricardo Silva, tem a transparência como premissa em todas as suas ações”, diz.

