Após derrotar lanterna Paysandu, Pantera tenta surpreender rival que briga pelo acesso
Por Hugo Luque
Na luta contra o rebaixamento na Série B, o Botafogo volta a campo nesta terça-feira (14), às 19h30, na Arena Condá, contra a Chapecoense, pela 32ª rodada da competição nacional. Ainda sob o comando do interino Ivan Izzo, que assumiu o posto após a demissão de Allan Aal, o Pantera quer surpreender um adversário que briga para subir.
A Chape ocupa a quinta posição na tabela, com 50 pontos, e tem apenas dois de desvantagem para o Goiás, quarto colocado e último na zona de acesso para a Série A. A equipe catarinense venceu seus últimos três jogos e perdeu os dois anteriores.
Do outro lado, o Tricolor continua no drama da luta para não retornar à Série C após três temporadas consecutivas no segundo nível nacional. Um importante passo para a reabilitação foi dado na última rodada, em casa, na vitória por 1 a 0 sobre o lanterna Paysandu, com o gol da vitória de Ronie Carrillo nos minutos finais.
Mesmo assim, os três pontos, que levaram o Botafogo a 32 na tabela de classificação, não conseguiram tirar a equipe da degola, já que os três compromissos anteriores ao triunfo terminaram em derrota.
Para fugir do descenso, é necessário também torcer contra adversários diretos, como Ferroviária, Athletic-MG e América-MG. Essa, no entanto, não é uma preocupação para o zagueiro Ericson.
“É difícil a gente depositar toda a nossa esperança em outro time. Eu prefiro acreditar no que vamos fazer daqui para frente do que olhar outros resultados. Claro que é importante, eu sei o quanto é importante, mas eu prefiro acreditar que a gente vai buscar sempre três pontos para sair dessa fase.”
Na história, Bota e Chape se enfrentaram sete vezes. Foram duas vitórias paulistas, dois empates e três triunfos do conjunto sulista. No primeiro turno, o Pantera venceu em Ribeirão Preto por 1 a 0, com gol contra de Bruno Leonardo, em junho.
Para escalar o 11 inicial, Ivan Izzo terá de lidar com desfalques no setor defensivo. O lateral-direito Jeferson sofreu uma lesão no tendão entre a coxa e o joelho contra o Paysandu e deve perder o restante da temporada. Já o zagueiro Edson foi dispensado por justa causa após a polêmica agressão ao lateral Zeca, do Coritiba. O centroavante Léo Gamalho, com uma lesão na panturrilha, também não deve jogar. Para completar a lista, o meio-campista Leandro Maciel recebeu o terceiro amarelo e está suspenso.
Assim, um provável time titular tem: Victor Souza; Wallison, Ericson, Vilar e Gabriel Risso; Gabriel Bispo, Alejo Dramisino e Marquinho; Jefferson Nem, Gabriel Barros e Ronie Carrillo (Guilherme Queiroz).

