Verdão terá pela frente o Flamengo em ‘final antecipada’
Palmeiras e Flamengo se enfrentam neste domingo (19), em jogo com caráter decisivo para o rumo do Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Líder e vice na tabela, respectivamente, as equipes chegam à partida com apenas três pontos de diferença na tabela. Após a vitória por 5 a 1 sobre o Red Bull Bragantino, o Verdão entrará em campo com quase 70% de chances de conquistar o título nacional.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o desempenho do time de Abel Ferreira no segundo turno do Brasileirão o colocou como favorito para se sagrar campeão em 2025. Para o confronto de domingo, o Palmeiras chega com 68,3% de chances de título. Em caso de vitória, a probabilidade aumentará, com nove jogos restantes.
Já o Flamengo, que liderava até a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, nos Estados Unidos, agora soma 29,8% de chances e tenta se recuperar na reta final da temporada. Apesar de estar na semifinal da Libertadores – enfrenta o Racing –, a meta do clube neste primeiro ano de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, na presidência era voltar a conquistar o Brasileirão.
Vale destacar que, assim como o rival rubro-negro, o Palmeiras também se divide na disputa pelo título do Brasileirão e da Libertadores. Na semifinal, a equipe alviverde irá encarar a LDU de Quito, responsável por eliminar Botafogo e São Paulo nas oitavas e quartas de final, respectivamente. Um possível encontro entre os brasileiros pode acontecer na decisão.
A disputa pelo título nacional deve ficar entre as duas equipes. Na última quarta-feira, o Flamengo se manteve na cola do adversário paulista ao derrotar o Botafogo por 3 a 0 no Estádio Nilton Santos.
O Cruzeiro, terceiro colocado, perdeu o gás nas últimas rodadas e agora tem apenas 1,8% de chances de ser campeão. No início da temporada, chegou a liderar o Brasileiro.
Além do trio, Mirassol (0,16%), Bahia (0,076%), Fluminense (0,002%) e Botafogo (0,001%) têm alguma probabilidade, ainda que remota de título. A briga do quarteto deverá ser por uma vaga direta à Libertadores na próxima temporada.

