Na reta final da temporada, equipes agora somam a mesma pontuação
O Santos perdeu para o Vitória, por 1 a 0, nesta segunda-feira (20), na Vila Belmiro, em duelo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, e se complicou na luta contra o rebaixamento. Com o resultado, as duas equipes somam 31 pontos cada.
O time paulista fica fora do Z-4, em 16º lugar, por ter uma vitória a mais.
Na próxima rodada, no fim de semana, o Peixe viaja para enfrentar o Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), enquanto o Vitória vai receber o Corinthians, no Barradão, em Salvador (BA).
O Santos começou no ataque e levou perigo logo de cara. Lautaro Díaz caiu na área e o árbitro Rafael Rodrigo Klein marcou pênalti, mas voltou atrás após intervenção do VAR. O domínio santista permaneceu com mais de 70% de posse de bola, mas o goleiro Lucas Arcanjo só foi exigido aos 13 minutos, após finalização rasteira de Guilherme.
Aos poucos, o ritmo santista diminuiu, enquanto o Vitória conseguiu se posicionar melhor na defesa e preencher os espaços anteriormente usados pelos jogadores alvinegros. O conjunto baiano produziu seu primeiro momento ofensivo aos 22 minutos, com Aitor, mas o chute saiu prensado por Igor Vinícius. No minuto seguinte, o uruguaio Renzo López cabeceou para fora.
Mesmo tímido, o Vitória começou a se arriscar nos contra-ataques. Aos 34, o VAR voltou a ser acionado, após Brazão se chocar com Renzo López. Desta vez, Rafael Klein apontou pênalti, que Matheuzinho cobrou para abrir o placar, aos 40 minutos.
A desvantagem no placar fez o Santos ir ao ataque. Lucas Arcanjo mandou para fora uma finalização de Escobar, enquanto Willian Arão cabeceou com perigo, após escanteio cobrado por Barreal. O desespero mandante no ataque abriu o setor defensivo e a equipe baiana só não aumentou a vantagem aos 48 minutos porque Brazão fez bela defesa em chute de Baralhas.
Como era esperado, o Santos voltou para a etapa final no ataque. O problema é que faltou talento e inspiração para os comandados de Vojvoda, que não conseguiam superar o bloqueio baiano. Apesar de toda a pressão, a melhor oportunidade surgiu apenas aos 14 minutos, com Barreal, mas o chute foi para fora.
O Santos passou a se posicionar perto da área visitante. Souza, Guilherme e Lucas Braga não tiveram sucesso, enquanto o Vitória se mostrou vivo nos contragolpes, a ponto de Lucas Braga, aos 40 minutos, quase aplicar a “lei do ex” ao acertar a trave de Brazão.
O Santos ficou com a bola até o final. Rollheiser chutou de longe e Lucas Arcanjo fez bonita defesa, mas o Peixe não teve competência para buscar os importantes três pontos. A equipe do Vitória festejou como se fosse a conquista de um título, pois quebrou o tabu de jamais ter vencido o Santos no estado de São Paulo e conquistou os primeiros três pontos de fora de casa neste Brasileiro.

