Instituto 2030 *
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Em menos de onze meses da atual gestão, a Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto passou por troca de comando. Saiu Valdir Martins e assumiu interinamente o professor Christian Viana Oliveira, integrante da equipe. A mudança, embora administrativa, tem impacto profundo: trata-se da pasta com maior orçamento da prefeitura, mais de R$ 900 milhões em 2025. Um montante expressivo de recursos que não vêm se convertendo em qualidade da educação.
Essa substituição condiz com a dificuldade de diálogo que o Instituto Ribeirão 2030 percebeu na prática. Apesar de reuniões realizadas pelo ex-secretário com a presença de representantes de algumas entidades, nenhuma das propostas apresentadas, como a elaboração de um plano de metas para elevar
os resultados da educação pública municipal, teve continuidade.
Falta, claramente, uma política educacional que ultrapasse gestões, com objetivos
claros a serem alcançados, monitoramento de dados e compromisso com
resultados.
A posição de secretário de Educação, alinhada com o Plano Municipal de Educação, é estratégica para que Ribeirão Preto recupere o desempenho que já foi motivo de orgulho. Em 2011, o município alcançou nota 6,0 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), superando a meta nacional
para os anos iniciais do ensino fundamental à época.
Com mais de 50 mil alunos na rede, hoje esse índice é 4,8 (para uma projeção de 6,7 em 2023),
abaixo de cidades com porte e orçamentos semelhantes, como São José dos
Campos e Sorocaba.
O salto de qualidade de 2011 foi resultado de planejamento, formação continuada dos professores e avaliações periódicas, entre outras ações de gestão realizadas nos anos anteriores.
Havia um norte: cada escola sabia onde precisava chegar e quais eram suas responsabilidades no processo. Contudo, passados mais de dez anos, o cenário é outro. Estamos entre os cem
piores resultados de São Paulo no SARESPIDEB (avaliação realizada pelo Governo de São Paulo para diagnosticar a educação básica paulista), mesmo com o orçamento entre os cem melhores.
Boa parte das crianças não está aprendendo o que deveria para sua faixa etária. E, quando a aprendizagem falha, as desigualdades se ampliam: alunos com mais dificuldades ficam para trás, comprometendo o futuro de toda uma geração.
Os avanços de uma década atrás não se sustentaram porque as boas práticas não se transformaram em políticas públicas duradouras. A cada nova gestão, a educação municipal parece recomeçar do zero, sem continuidade ou avaliação sistemática.
O Instituto Ribeirão 2030 (IR2030), atento a esse desafio, tem se dedicado a estudar e propor soluções concretas. O Diagnóstico da Educação elaborado
pela entidade analisou dados, indicadores e práticas de gestão, oferecendo caminhos para que Ribeirão Preto volte a crescer de forma planejada e sustentável.
Ao longo das próximas semanas, o IR2030 continuará publicando artigos aqui
Tribuna Ribeirão com análises e propostas para reverter esse quadro preocupante, um chamado para toda sociedade. Mais do que encontrar culpados, o momento exige liderança, escuta e
compromisso coletivo.
Seja com a permanência do atual secretário interino ou com nova nomeação, é urgente resgatar o foco perdido depois de desde 2011. A cidade precisa de um projeto educacional baseado em evidências e
envolvimento das famílias no processo de aprendizagem.
Em 2026, novos resultados do IDEB serão divulgados, com provas sendo aplicadas neste ano. Ainda há tempo de corrigir o rumo que levará a melhores resultados nas avaliações oficiais.
A cidade precisa agir agora, garantindo que o investimento milionário se converta em qualidade educacional, valorização dos professores e aprendizado efetivo para cada aluno.
Ribeirão Preto já provou que pode ser referência em educação pública. Para isso, é essencial planejar, acompanhar e valorizar as boas práticas que deram certo no passado. A educação é o maior investimento social que uma cidade pode fazer e a responsabilidade por ela é de todos.
Com compromisso, transparência e foco na aprendizagem, Ribeirão Preto pode
e deve retomar seu protagonismo educacional, transformando seus índices
novamente em reflexo de uma educação pública de qualidade, equidade e
futuro.
* Entidade do terceiro setor de Ribeirão Preto que atua na fiscalização,
proposição e qualificação de política públicas locais

