Um projeto de lei protocolado na Câmara de Ribeirão Preto pretende liberar o uso de celular em agências bancárias. Desde 2013, uma lei municipal de autoria do então vereador Walter Gomes (na época no PTB), sancionada pela então prefeita Dárcy Vera (na época no PSD), proíbe que os clientes façam uso de aparelhos de telefonia móvel na parte interna dos bancos.
Devido à lei, os estabelecimentos bancários tiveram de instalar câmeras de vigilância e monitoramento para gravar imagens durante todo o período de atendimento das agências. O projeto que pretende revogar a lei é do vereador Brando Veiga (Republicanos).
Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo atualizar normas que hoje já não acompanham a realidade da população, considerando que o celular se tornou uma ferramenta essencial para a vida cotidiana, especialmente para operações bancárias, como autenticação de aplicativos, consultas de saldo, transferências e pagamentos.
O projeto de lei será apresentado oficialmente na primeira sessão ordinária do Legislativo municipal, após o fim do recesso parlamentar da Câmara, na segunda-feira, 2 de fevereiro. Depois seguirá para a análise das comissões permanentes. Se receber parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a proposta será levada para votação em plenário.

