Tribuna Ribeirão
Esportes

Interlagos deve ter novos recordes

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, passa nesta terça­-feira pelos últimos reparos na pista para o GP do Brasil de Fór­mula 1, neste domingo, com a ex­pectativa de a edição entrar para a história. As renovações no asfalto e o aumento da velocidade dos carros neste ano devem fazer a prova ter novos recordes de tem­po tanto no treino classificatório, como na melhor volta da corrida.

O novo regulamento da competição trouxe novas dimen­sões das asas, pneus mais largos e mudanças aerodinâmicas possi­bilitam um ganho de velocidade estimado em até 50 km/h a cada curva. Por isso, em todas as eta­pas da temporada até o momen­to os tempos de pole position e de melhor volta das provas foram inferiores aos do ano passado. A única exceção foi a Itália, onde chovia muito durante o treino. Nas corridas na Rússia, Azer­baijão, Áustria e Estados Unidos foram registradas as voltas mais rápidas de toda a história.

O GP do Brasil tem o recorde em vigor desde 2004. O colom­biano Juan Pablo Montoya é o re­cordista de voltas rápidas tanto na classificação, como na prova. “Se a temperatura no GP for normal, sem ser muito quente, a tendên­cia é termos a queda de recorde da prova. A previsão é de sol no domingo, então há chance disso acontecer”, disse o engenheiro chefe do GP do Brasil, Luis Er­nesto Morales.

A pista passou por retoques nos últimos meses para aprimo­rar a segurança. A preocupação em se adequar à velocidade mais alta forçou o incremento da es­trutura de pneus em alguns pon­tos, assim como a construção de groovings (ranhuras) no asfalto para auxiliar no escoamento da água da chuva. O investimento da prefeitura nesta revitalização foi de cerca de R$ 7 milhões.

O asfalto passou ainda por um trabalho para aumentar a aderência Entre esta segunda­-feira e terça as obras foram de retoques finais, para nesta quarta a inspeção final da Federação In­ternacional do Automobilismo (FIA, na sigla em francês) liberar a realização da corrida.

Operários realizaram por 15 dias tarefas de varrição sis­têmica da pista, com o uso de equipamentos para a retirada de detritos. O encerramento do trabalho nesta segunda-feira teve a aferição do nível de aderência da pista, que aumentou 23% em comparação ao último ano.

Também está pronta outra novidade para o GP. As zebras de quatro curvas do traçado ganharam uma peça extra, pedido da Fórmula 1 para in­crementar a segurança. “Colo­camos uma lombada atrás da zebra para ajudar a diminuir a velocidade em caso de saída de curva”, explicou Morales.

Pilotos – Alguns dos compe­tidores já manifestaram a ansie­dade pelo GP. “A pista é da velha guarda, bastante desafiadora, especialmente no miolo. O clima no Brasil também costuma cau­sar surpresas”, disse o espanhol Carlos Sainz Jr., da Renault. “A comida no Brasil é muito boa, principalmente nas churrasca­rias”, comentou o holandês Max Verstappen, da Red Bull.

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