Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

A incrível experiência de avistar baleias 

As jubartes começaram a chegar ao litoral norte. O avistamento de baleias é uma atividade turística relativamente recente em São Sebastião 

A temporada de baleias, que começou em maio, vai até agosto, mas os meses com maior número de avistamentos são junho e julho (Jorge Mesquita)

Por Fabiano Ribeiro 

Recebemos da Associação de Pousadas, Hotéis, Bares, Restaurantes e Receptivo de Maresias – APHMBR um convite para “vivenciar experiências únicas” em Maresias, bairro (praia) de São Sebastião. O convite, por si só, é tentador pelas belezas do litoral norte paulista. Mas não imaginávamos que, entre essas experiências, havia um avistamento de baleias.   

Acredito que poucas pessoas tenham tido a experiência de avistar uma baleia no mar, e por isso as expectativas criadas foram grandes.   

Há uma série de regulamentações, que abordaremos mais adiante, para esse avistamento. O primeiro passo foi o deslocamento, ao lado de um seleto grupo de jornalistas do interior do estado, até uma marina. No caminho, muitas informações e histórias sobre Maresias e São Sebastião foram detalhadas com entusiasmo pela jornalista Marina Veltman, diretora da APHMBR. Recomendo fazer os passeios ao lado de guias para que você possa conhecer melhor cada destino.   

Na marina, o grupo foi dividido em duas embarcações. Fomos informados de que, no dia anterior, as baleias deram verdadeiros espetáculos aos pescadores. Dois adendos: primeiro, os pescadores, por conhecerem o mar, são os que estão realizando essas atividades de buscar o melhor local onde as baleias possam estar; e segundo, eles se comunicam por rádio e mensagens de app, informando onde as jubartes foram avistadas por último.   

Com a informação de que as baleias estavam em determinado local, para lá fomos. Outro detalhe: avistar ou não uma ou mais baleias também é questão de sorte. Mas acreditem, o passeio pelo mar, com a brisa e o sol batendo no rosto, é revigorante.   

Chegando ao local, agora o exercício era de paciência. A espera deu resultado. Ao fundo, os grupos, pois havia outras embarcações, foram presenteados com a aparição de uma jubarte. Logo em seguida, outra e outra. Não foram muitas, mas o suficiente.   

Não teve pulos, mas ver um animal de tamanha grandeza é magnífico. Realmente, uma experiência única!   

Maresias: muito mais que praias de surfistas 

Além das baleias, fomos conhecer os outros lados de Maresias e as praias de São Sebastião. A sensação é que, apesar de muito bem otimizado, o tempo é curto. Uma semana, no mínimo, seria ideal para fazer alguns dos passeios por trilhas, cachoeiras, praias, ilhas e restaurantes. Tivemos a oportunidade de descer uma cachoeira de quase 100 metros, por meio de rapel. Outra experiência de aventura que recomendo, mas essa história fica para depois.   

Resumindo: Maresias é muito mais que praias lindas e surfistas… Muito mais!   

740 avistamentos em 2023 

A temporada de baleias de 2023 terminou com o recorde de 740 avistamentos no Canal de São Sebastião, e a expectativa para este ano é grande. “É, sem dúvida, um espetáculo que a maioria das pessoas gostaria de presenciar. É uma atração turística cujo interesse está crescendo e que nos orgulhamos de desenvolver com sustentabilidade. Tanto que, no final do ano passado, ganhamos o Prêmio Braztoa pela implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias, que preza pela preservação ambiental”, relembra Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião.   

O avistamento de baleias é uma atividade turística relativamente recente em São Sebastião. Começou em 2018, quando, com os primeiros avistamentos de populares, a cidade iniciou estudos e tratativas com o Instituto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia à Vista. “Nós trabalhamos com foto-identificação das jubartes que passam pelo Canal de São Sebastião. A parte inferior da cauda é a “digital” da jubarte. Turistas e a população em geral podem nos ajudar nesse trabalho, enviando fotos da cauda dos animais que avistarem”, convida Cardoso.   

Nos últimos anos, cresceu em número de animais observados, na importância enquanto atividade econômica e em sustentabilidade. “São Sebastião, já muito conhecida por suas praias e natureza deslumbrantes, também é destino para avistamento de baleias. É essa mensagem que queremos que chegue aos turistas. E estamos empenhados em promover o turismo sustentável e a preservação do meio ambiente”, acrescenta Adriana.   

A temporada de baleias, que começou em maio, vai até agosto, mas os meses com maior número de avistamentos são junho e julho. As agências que operam passeios de barco em São Sebastião já estão com agendamento aberto, e a procura está em alta. Há empresa, inclusive, que já tem reservadas 30% de suas saídas ao mar durante toda a temporada.   

Regras 

Na temporada de avistamento de baleias, os turistas saem ao mar, de vários pontos do litoral de São Sebastião, em embarcações previamente cadastradas e com toda a tripulação capacitada para cumprir todas as normas de avistagem, que determinam como proceder na aproximação de cetáceos, e com a presença de um representante do Projeto Baleia Jubarte para uma palestra de conhecimento. Há regras como o máximo de duas embarcações por cada grupo de baleias, limite de aproximação de 100 metros dos animais, motor neutro e permanecer no local por no máximo meia hora.   

Há, inclusive, protocolo de medidas quando uma baleia é avistada no Canal de São Sebastião, conta o fundador do Projeto Baleia à Vista. “É emitido um alerta vermelho para que as balsas e demais embarcações reduzam a velocidade e redobrem a atenção”, conta o fundador do projeto. Ele ressalta a importância de os turistas autorizados a conduzir embarcação também cumprirem essas regras.   

 Serviço 

Mais detalhes sobre as baleias em:   

@projetobaleiaavista   

@projetobaleiajubarte   

@turismosaosebastiao   

@visitemaresias   

@maresiastur   

www.praiademaresias.com.br   

 

 

 

Postagens relacionadas

Datena é submetido a nova cirurgia em SP 

Redação 2

Provão Paulista divulga quarta lista de aprovados nas Fatecs

Redação 2

Ônibus 100% elétrico inicia teste na cidade 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com