Tribuna Ribeirão
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Abril Azul – Pedro II ficará azul por ‘Dia do Autismo’

ALFREDO RISK

Desde esta sexta-feira (1º) e até 10 de abril, a fachada do Theatro Pedro II, um dos principais cartões postais e re­ferência cultural de Ribeirão Preto, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico da cidade, ficará iluminada com a cor azul em referência ao Dia da Conscientização do Autismo, celebrado neste sábado (2).

O espaço ficou meio arroxe­ado devido ao contraste com a fachada alaranjada. A Campa­nha Abril Azul foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, como uma forma de conscientizar a sociedade mundial sobre o au­tismo, assim como dar visibili­dade ao Transtorno do Espec­tro Autista (TEA).

Para o presidente da Funda­ção Dom Pedro II, Nicanor Lo­pes, iluminar o teatro com a cor da campanha é uma forma de atrair a população para o tema. “O Pedro II apoia a campanha de conscientização do Autismo, e a maneira que temos para fa­zer isso é iluminando a fachada com a cor azul”, diz.

De acordo com a Socie­dade Brasileira de Pediatria, o TEA se caracteriza por um transtorno neurológico que acarreta dificuldade de co­municação, interesse social, além de provocar comporta­mentos repetitivos e restritos. Mesmo não tendo cura, o diagnóstico precoce pode su­avizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do autis­ta, por isso, é importante a conscientização sobre o tema.

No mês passado, a facha­da do Pedro II foi iluminada de lilás em alusão à campanha Março Lilás, de conscientiza­ção sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer do colo de útero. Em fevereiro, ganhou novas cores em alusão à campanha Fe­vereiro Roxo e Laranja para conscientizar a população sobre o combate a doenças como lúpus, fibromialgia, mal de Alzheimer e leucemia.

As cores têm significados específicos. A roxa conscienti­za sobre lúpus, fibromialgia e mal de Alzheimer, sendo duas doenças autoimunes e uma degenerativa. Já a cor laranja conscientiza sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leuce­mia, que é uma doença de ori­gem desconhecida e maligna.

No início do ano aderiu à campanha “Todos contra a hanseníase”, da Sociedade Bra­sileira de Hansenologia (SBH), durante o Janeiro Roxo, dedica­do a ações de conscientização sobre a doença, que está na lista de Doenças Tropicais Negli­genciadas (DTN).

Aderiu também ao Outubro Rosa para apoiar a campanha de conscientização e alerta para as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da preven­ção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

O Pedro II ainda partici­pou da campanha “Novembro Azul”, dedicada à conscienti­zação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, em prol da saúde do homem, e do “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, entre outras.

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