Tribuna Ribeirão
Cultura

Alunos vão às ruas no Dia da Música

No mundo inteiro, 24 de ju­nho é tradicionalmente celebra­do como Dia da Música. Mais uma vez, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasilei­ro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – também vai comemorar a data. A intenção é dar voz a crianças, adolescentes e jovens, incenti­vando o exercício da cidadania e a livre expressão. Mais de 100 cidades serão beneficiadas com atrações gratuitas e abertas à co­munidade. Cinco são da região de Ribeirão Preto.

Em 23 de junho, às nove ho­ras, o evento será em Santa Rosa de Viterbo, no Centro Cultural (rua Sete de Setembro nº 1.000), com atividade em parceria com os músicos (profissionais e ama­dores) da cidade. No mesmo dia, mas às dez horas, a apresentação será em Monte Azul Paulista, na praça São Pedro (Praça da Matriz). Vão tocar os alunos de percussão e cordas (dedilhadas, friccionadas e grave).

Em 24 de junho, às nove ho­ras, as apresentações serão em Viradouro, na praça Francisco Braga (Praça da Matriz), com brincadeira e apresentação mu­sical, e em Cândido Rodrigues, na E.E. Rizzieri Poletti (avenida Geraldo Frare nº 1.012), com atividade de voz e movimento. À tarde, às 16 horas, Brodowski re­ceberá gincana musical, no polo do Guri na cidade (rua Miguel Sabino s/nº).

Os eventos, elaborados pelos estudantes, irão ocorrer fora da sala de aula, em diversos espa­ços de suas cidades, como pra­ças, quadras de escolas, coretos, parques públicos etc. Em Lins, por exemplo, alunos das turmas de cordas agudas, cordas graves, madeira e percussão tocarão no Terminal Rodoviário da cidade; em Junqueirópolis, uma orques­tra de viola caipira tocará no supermercado; em Ibiúna a can­toria será na casa de Santa Rita, asilo e abrigo. Os formatos para as atividades são os mais varia­dos: saraus, piqueniques musi­cais, gincanas, show de talentos, jogos, festas etc.

A proposta faz parte do Guri Participativo, programa criado para estimular a autonomia e a participação ativa de alunos e alunas do Projeto Guri. “Pro­pusemos aos alunos e alunas o desafio de pensar em alguma atividade que acontecesse fora do polo de ensino, em outros espaços da cidade, convidando a população a celebrar este dia de uma forma mais interativa”, comenta Alessandra Costa, Di­retora Executiva da Amigos do Guri. A proposta de fomentar a participação dos jovens não se encerra com o Dia da Música. Com o Guri Participativo, os es­paços de atuação dos estudantes devem ser ampliados também dentro das salas de aula.

“Esperamos que os alunos, ao serem incentivados a par­ticipar, tomem consciência do processo de construção de seu conhecimento, de sua atuação em sala de aula, tanto em relação aos seus colegas quanto em rela­ção à sua própria vida, desenvol­vendo a autonomia, o respeito e a cidadania”, comenta Claudia Freixedas, diretora educacional da Amigos do Guri. “Quanto aos educadores, a expectativa é de que percebam as riquezas de experiências e saberes da cada aluno em sua singularidade, bus­cando reformulações constantes na prática docente.”

Projeto Guri – Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e ofere­ce, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação mu­sical, luteria, canto coral, tecno­logia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e ado­lescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação Casa).

Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Gran­de São Paulo fica por conta de outra organização social. A ges­tão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamen­ta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito pri­vado para ações na área cultu­ral. Desde seu início, em 1995, o projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Amigos do Guri – A Ami­gos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do pro­grama no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do Governo de São Paulo – ide­alizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvol­vimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fun­do Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad). Pes­soas físicas também podem ajudar. Saiba como contri­buir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Postagens relacionadas

Banda de rock californiano Oingo Boingo se apresenta em RP

Redação 2

BSJ celebra 100 anos da Semana de Arte Moderna

William Teodoro

Evento terá Gretchen estreando em um trio elétrico

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com