O compositor e maestro José Gustavo Julião de Camargo apresenta na próxima terça-feira, 10 de novembro, às 20h, o recital solo de viola caipira “Revoredo”, no Cineclube Cauim, em Ribeirão Preto. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingresso.
O programa aproxima a sonoridade da viola caipira das harmonias da bossa nova e reúne as 12 faixas do álbum de estreia do músico como violeiro, lançado em 2021, além da composição autoral “Rebento”. Ao todo, serão apresentadas 13 peças.
Jobim encontra a viola caipira
O álbum “Revoredo” é formado por seis arranjos de músicas ligadas ao repertório de Tom Jobim e seis composições de José Gustavo. Estão no programa “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade”, “Água de Beber”, “Correnteza”, “Dindi” e “Samba do Avião”.
A faixa “Revoredo”, que dá nome ao disco, abre o recital. Também serão apresentadas “Somos que vamos…”, “Catavento Cubano”, “Palau”, “Teias e arremedo” e “Trem do Marruá”. “Rebento”, que não integra o álbum original, completa o programa.
Segundo as informações do recital, quatro das obras autorais são dedicadas a músicos: “Catavento Cubano”, ao compositor e violonista Leo Brouwer; “Teias e arremedo”, a Heitor Villa-Lobos; “Palau”, a Paolo Angeli; e “Rebento”, a Tommaso Scheda. “Somos que vamos…” é dedicada à família do compositor, enquanto “Trem do Marruá” homenageia os avós.
José Gustavo construiu a maior parte de sua trajetória escrevendo para orquestras, óperas e coros e começou a tocar viola caipira depois dos 50 anos. Para registrar os arranjos e as composições, desenvolveu uma escrita em duas pautas destinada a representar com mais clareza as particularidades do instrumento.
No texto de apresentação do álbum, Lucas Galon define o resultado como “a linguagem de harmonias complexas conjugadas com a melódica caipira”, semelhante a ouvir “os velhos violeiros do interior de São Paulo tocando a música do cosmopolita Tom Jobim”.
Da composição à viola
Natural de Vista Alegre do Alto, José Gustavo formou-se em composição e regência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde estudou com Almeida Prado, Damiano Cozzella, Raul do Valle, Benito Juarez e Henrique Gregori, entre outros professores.
Desde 1988, é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Também atua como maestro assistente da USP Filarmônica e foi assistente de direção musical do Festival Música Nova “Gilberto Mendes” entre 2011 e 2019.
Entre suas obras estão a ópera “Café”, com libreto de Mário de Andrade; a cantata “Ode a Zumbi, comandante guerreiro”; e o “Concerto para viola caipira e orquestra”. Como violeiro, apresenta-se como solista e integra os grupos Brasil Matuto Ensemble e Mentemanuque Ensemble.
José Gustavo também produz e apresenta o programa “Revoredo, o som da viola caipira instrumental”, transmitido pela Rádio USP, nas frequências 107,9 FM em Ribeirão Preto e 93,7 FM em São Paulo.
O recital integra uma série de apresentações realizada pelo Cineclube Cauim e pelo Departamento de Música da USP entre outubro e dezembro.
Serviço
Revoredo, com José Gustavo Julião de Camargo
Data: terça-feira, 10 de novembro
Horário: 20h
Local: Cineclube Cauim
Endereço: rua Olavo Bilac, 135, Vila Seixas
Entrada gratuita, sem retirada de ingressos

