Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Animais silvestres ganham travessia

DIVULGAÇÃO

Ribeirão Preto acabar de ganhar uma zoopassagem aé­rea para animais silvestres. Si­tuada na avenida Afonço Vale­ria, no Recreio das Acácias, na Zona Leste da cidade, a passa­rela foi instalada para permitir a movimentação das espécies em segurança.

Para oferecer maior prote­ção da biodiversidade e evitar que animais silvestres sejam vítimas de atropelamento ou choques elétricos nas vias de Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente exige dos novos empreendi­mentos a instalação de equi­pamentos de travessia das es­pécies dentro da área urbana, chamados de zoopassagens.

Aéreos ou subterrâneos, estes equipamentos são geralmente instalados em avenidas ou estra­das para fazer a ligação da fauna com outros fragmentos de flo­restas. De acordo com Fernan­do Cicarelli, técnico da Divisão de Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é fornecido ao empreendedor que vai construir um empre­endimento na Zona Sul, por exemplo, através das diretrizes ambientais para o local, a inclu­são desses equipamentos sub­terrâneos ou aéreos (túneis ou placas) como condição.

“A cidade está avançando cada vez mais para regiões com área verde que mantêm uma diversidade de espécies, por isso a nossa total atenção à vida nesses ecossistemas”, explica. Os equipamentos possibilitam a travessia e a conectividade de animais de um fragmento de ve­getação para outro, evitando que os mesmos sejam atropelados ou até eletrocutados nos casos daqueles que usam as linhas de transmissão de energia como travessia, a exemplos dos saguis.

Além de despertar a cons­ciência ambiental, tal medida garante a preservação e repro­dução das espécies com a ins­talação dos corredores ecológi­cos. “Porque o animal que fica restrito a apenas um fragmento de mata apresenta problemas de consanguinidade, pois, não consegue cruzar com outros exemplares da mesma espécie pertencentes a grupos de outras áreas”, ressalta.

As zoopassagens são consi­deradas instrumentos impor­tantíssimos na conservação da fauna. “Essa área de conheci­mento da ecologia tem como propósito explorar a ampla relação entre o ambiente natu­ral e o sistema viário”, finaliza Fernando Cicarelli.

Postagens relacionadas

Filho de diarista faz cursinho social e passa em medicina

Redação 1

Grupo de RP questiona deputados sobre ‘Fundão’

Redação

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com