Com nove gols em 16 jogos pelos Hammers, meio-campista reencontrou o bom futebol e está em alta na Europa
Começar a carreira num clube como o Manchester United, disputar a Premier League, Liga dos Campeões e tantos outros torneios repletos de glamour não é para qualquer um. Porém, atingir esse patamar e se manter no alto pode não ser uma tarefa tão fácil.
Esse caminho foi trilhando pelo meio-campista Jesse Lingard, 28 anos, que pertence ao United e disputou a última temporada pelo West Ham, equipe baseada em Londres.
Após temporadas irregulares pelos Diabos Vermelhos, Lingard ganhou a oportunidade de recomeçar sua carreira nos Hammers. No dia 30 de janeiro, o meia foi confirmado como reforço do West Ham. Três dias depois ele estreou marcando dois gols na vitória diante do Aston Villa.
Titular absoluto sob o comando de David Moyes, atual comandante do West Ham, com quem Lingard já havia trabalhado no United, o meio-campista inglês viveu um de seus melhores momentos na Premier League. Foram 16 jogos, todos como titular, e 9 gols anotados.
Em entrevista exclusiva ao time da Betway, site de apostas esportivas, Lingard contou sobre suas influências no futebol e o fanatismo pelo meia espanhol Andrés Iniesta.
“Foram alguns para ser honesto, obviamente crescendo no Manchester United, vindo da academia. Rooney, Beckham, Giggs, Scholes, muitos jogadores que eu gostava de assistir. Principalmente Paul Scholes, via como ele jogava, como ele era humilde fora de campo. Mas eu sou fã do Iniesta, eu sempre gostei do Iniesta. Mesmo agora que ele se mudou para o Japão, ainda existem seus vídeos no Youtube e sigo assistindo. Sempre tento aprender algo e reproduzir suas jogadas no campo”, afirmou.
Antes de emplacar no Manchester, Lingard passou por empréstimos em clubes como Leicester, Birmingham, Brighton e Derby County. Ele revelou na entrevista que essas passagens por outros clubes geraram insegurança em relação a conseguir ou não virar um jogador profissional.
“Sempre foi difícil permanecer em um clube da Academia, especialmente em um time como o Manchester United. É sempre difícil encontrar o seu caminho. Meu maior risco foi de ninguém me notar porque eu joguei emprestado em vários outros times para ganhar experiência e então eu sempre voltava para o United tentando reentrar como podia”, disse.
“Especialmente aos 18, 19 anos, você não tem a certeza de se tornar um jogador profissional, podem existir imprevistos, você pode sofrer uma lesão. Você só tem que acreditar em si mesmo e trabalhar duro. Você pode precisar de 100 jogos antes de ser convocado para o time principal. Outros jogadores precisam de 20 ou 30 jogos. É um caminho longo, mas quando você chega lá é a melhor coisa do mundo”, completou.
No bate-papo com o time da Betway, Lingard falou sobre suas preferências no futebol. Ele citou o volante Michael Carrick, jogador com mais de 450 jogos pelo Manchester United, como o atleta mais subestimado com quem atuou.
“Acho que Michael Carrick foi um dos melhores. Quando fiz minha estreia no time titular, jogamos juntos. O estilo que ele tinha, sua visão de jogo, a qualidade de seus passes. Acho que ele estava no auge da carreira e não recebeu o devido crédito pelo que fez. Quando eu estava jogando com ele eu pensava: “Preciso de jogadores como ele”. Ele ganhou vários troféus no Manchester United”, revelou.
Seguindo a mesma linha, o meio-campista classificou De Gea, companheiro de United, como o melhor goleiro com quem jogou e Chiellini, da Juventus, como o defensor mais implacável que enfrentou.
“Acho que De Gea. Eu jogo com ele há muitos anos, ele fez grandes defesas. Muitas vezes ele nos salvou nos últimos anos. Ter um cara como ele lá atrás da confiança e ajuda a vencer. Chiellini, da Juventus, contra que eu joguei na Champions League. Foi um jogo difícil. Ele é um zagueiro muito duro, um dos melhores do mundo”, afirmou.
Por fim, Jesse Lingard montou um time de futsal dos sonhos. Ele escolheu cinco jogadores para formar uma equipe. No gol, Manuel Neuer, na defesa, o brasileiro Marcelo, no meio o próprio Lingard e Paul Pogba, e no comando do ataque Marcus Rashford.