Tribuna Ribeirão
Cultura

Artistas fazem visita
 guiada à exposição

Pintura de Ary de Lázari representando a Sociedade Recreativa e o Palacete Paschoal Innecchi


Neste sábado, 31 de janeiro, às dez horas, o Museu Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto, promove uma visita guiada seguida de bate-papo com os artistas para marcar o encerramento da mostra “Silêncio Involuntário”. A atividade é gratuita e não requer agendamento prévio, sendo aberta a todas as pessoas interessadas em participar.

A exposição integra a 6ª Exposição de Arte Contemporânea do museu e tem curadoria de Gabriel Azarias, um dos gestores da instituição. A mostra reúne obras de seis artistas com trajetórias distintas e poéticas complementares: Adriana Amaral, Ary de Lázari, Carolina Koff, Leda Braga, Odete Silva Dias e Yolanda Cipriano, que participarão do encontro com o público, compartilhando processos criativos e reflexões sobre os trabalhos apresentados.

“Silencio ao Silêncio”, de Leda Braga, e Coraje 2024, de Yolanda Cipriano, que participará de visita guiada e bate-papo sobre a mostra “Silêncio Involuntário”

“Silêncio Involuntário” propõe uma reflexão sobre as múltiplas formas de silêncio impostas ou vividas, tanto no âmbito individual quanto coletivo. A exposição se expressa por meio de diversas linguagens visuais, como objeto, instalação, pintura, escultura e fotografia, convidando o visitante a uma experiência sensível e crítica diante de temas contemporâneos.

Localizado no Centro Histórico de Ribeirão Preto, na rua Tibiriçá nº 776, o Museu Casa da Memória Italiana tem se consolidado como um espaço de referência para a arte contemporânea, especialmente por meio de suas mostras anuais, que conectam artistas emergentes e consagrados a discussões atuais e relevantes no campo das artes visuais.

Sobre o museu –  O Museu Casa da Memória Italiana segue em atividade por meio da gestão do Instituto Casa da Memória Italiana, uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em setembro de 2014, o imóvel foi doado por Edilah de Faria Lacerda Biagi, Maurílio Biagi Filho e Weimar Marchesi de Amorim ao Instituto, fundado com o objetivo de levar adiante o projeto de implantação do museu.

A instituição desenvolve atividades de preservação do acervo, de pesquisa sobre a edificação e os moradores, de visitas mediadas, de exposição de arte contemporânea, de oficinas e o Concerto de Natal, entre outras ações, por meio de projetos culturais de incentivo fiscal, patrocínios e doações.

São realizadas visitas (agendar com antecedência) às quintas e sextas-feiras, às 15 horas e aos sábados, às dez horas e 11h30. Para mais informações e agendamentos, entre em contato pelo (16) 3904-2750 / (16) 99760-9946 (WhatsApp). Saiba mais: www.casadamemoriaitaliana.com.br.

VEJA TAMBÉM

USP Música Criança 
abre vagas em Ribeirão

Redacao 5

Ribeirão Preto terá mais de 50 eventos gratuitos no Carnaval 2026

Pedro Ferro


Orquestra abre vagas para bolsistas

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com