Tribuna Ribeirão
Cultura

Artistas vão lançar tributo à Mangueira

FOTO: TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

No próximo dia 28 de abril, os grupos Caneteando e Samba da Opinião e o músico Agrício Costa vão lançar, nas plataformas digitais, o single “Brasão Verde e Rosa”, com participação de Bira Show da Mangueira, filho de Padeiri­nho da Mangueira.

A música composta por Thiago Peres (Padoca), Agrí­cio Costa e Bira Show da Mangueira faz uma homena­gem à Escola de Samba Esta­ção Primeira de Mangueira, citando desde a importância das cores do seu pavilhão até a simplicidade e hospitalida­de dos moradores e integran­tes da comunidade.

“Na canção trazemos elementos fundamentais da Mangueira, citamos o manto sagrado com suas cores ver­de e rosa, o surdo de primei­ra que é uma característica mangueirense e saudamos uma das árvores do samba, que possui vários composito­res fundamentais para músi­ca brasileira em suas raízes”, detalha Agrício Costa.

Agrício Costa
Músico, cantor, compo­sitor e produtor musical da Alecosta Produções Artísti­cas, também é um dos inte­grantes do coletivo Samba da Opinião, estudou no Con­servatório Dramático e Mu­sical de Tatuí Doutor Carlos de Campos, onde aprimorou seus estudos em violão erudi­to, violão popular e guitarra – MPB e jazz.

Atua em formações de grupos de samba, afoxé, ma­racatu e MPB em cidades do estado de São Paulo. Os grupos e artistas envolvidos na gravação e produção do single têm vasta trajetória ar­tística e reconhecimento na área musical.

Samba da Opinião
Fundado em 2017, o cole­tivo Samba da Opinião reúne sambistas da cidade de Ribei­rão Preto com o objetivo de preservar e difundir o samba, suas matrizes afro-brasileiras, promovendo uma roda para exaltar as grandes referências do gênero, bem como cantar sambas próprios do coletivo.

Caneteando
O Caneteando nasceu em 2018 e é formado pelos mú­sicos Thiago Peres (Padoca) e Thiago Grepi, ambos tam­bém são membros do Samba da Opinião em Ribeirão Pre­to. O grupo tem o objetivo de preservar e difundir o samba, além de apresentar suas no­vas composições autorais.

O Caneteando também busca produzir sambas au­torais criados a partir de crônicas do dia a dia. Hoje, conta com cinco músicas dis­tribuídas em todas as plata­formas digitais, além de dois clipes no YouTube. “Visitar a Mangueira foi uma enorme emoção, impossível para um compositor não se inspirar”, diz Thiago Peres.

“É um lugar mágico! A co­munidade é habitada por um povo muito hospitaleiro, fui absurdamente bem recebido e isso me fez me apaixonar ain­da mais pela escola que sou torcedor desde criança. Bra­são Verde e Rosa, é uma sin­gela homenagem à essa esco­la que nos apresentou tantos mestres”, conta Thiago Peres.

Além de Bira Show da Mangueira, a produção do single “Brasão Verde e Rosa” conta também com a partici­pação de outro artista cario­ca, o grafiteiro Rafael Pina, o Napi, autor de uma ilustração do mestre Cartola, localizada no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, que se transformou na arte de divulgação da música.

Postagens relacionadas

Adriana Calcanhotto traz a RP seu show “A mulher do Pau-Brasil”

Redação 1

“O Rastro do meu Passo – Metamorfose” encerra atividades no mês de fevereiro nas cidades de Cravinhos e Cajuru

Redação 2

Grupo interpreta texto de Suassuna

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com