Tribuna Ribeirão
Política

As obras do novo Copom regional

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

Na manhã desta terça-feira, 16 de junho, o prefeito Duar­te Nogueira Júnior (PSDB), acompanhado do coronel PM Carlos Alberto Machado, co­mandante do Comando de Policiamento do Interior Três (CPI-3), visitou a construção do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). As obras começaram em agosto de 2019 e 15,63% dos trabalhos já foram executados, com alicerce e fundação concluídos e pavi­mentação do auditório iniciada.

De acordo com Machado, já foram implantadas 238 estacas­-hélice contínuas em 18 metros de profundidade, 1.100 metros lineares de vigas baldrames, 160 blocos de fundação, 1.200 me­tros quadrados de laje, 600 me­tros quadrados de piso armado no auditório, 500 metros de vi­gas da estrutura do primeiro pa­vimento e caixa de retenção de águas pluviais de 150 mil litros.

Localizado nas dependên­cias do quartel do CPI-3, no Jardim Independência, na Zona Norte, o Copom terá investi­mento de R$ 14.394.950,00 em segurança na região de Ribei­rão Preto, além de outros R$ 15 milhões investidos na área de tecnologia. A previsão para con­clusão da construção, que está sendo realizada pela empresa Cocremat Engenharia e Tecno­logia S.A, é de 24 meses.

“Com a obra, será possível unificar todo atendimento de 190, 192, 193, 194, as futuras câmeras do Detecta, o espelha­mento das câmeras do progra­ma Olho de Águia. Aqui tam­bém poderão estar espelhadas as câmeras do projeto Guardiões da Cidade, que são as câmeras OCR que vamos instalar nos pórticos de entrada de Ribeirão Preto”, afirma o prefeito.

Ao todo, o Copom irá bene­ficiar 93 municípios que com­põem o CPI-3, com uma po­pulação estimada em 3.694.949 – segundo dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (BGE) –, e conta com o apoio de uma estrutura operacional de sete batalhões, 27 companhias territoriais, quatro companhias de força tática, 17 pelotões e 51 grupamentos da Polícia Militar.

O edifício será composto de 60 posições de atendimento e supervisão do 190, 25 posições e supervisão de despacho, 17 po­sições de multiagências, oito po­sições de videomonitoramento, uma para chefe de operações do policiamento, uma para chefe de operações dos bombeiros, uma para médico regulador, uma sala para equipe técnica e uma sala de gerenciamento de crise.

Ainda segundo o coman­dante do CPI-3, os maiores be­nefícios para a população serão o aperfeiçoamento do sistema de segurança pública na região; aten­dimento com maior qualidade, rapidez e eficiência; adequação da infraestrutura de centro integra­do de comando e controle para atendimento das demandas dos próximos 20 a 30 anos.

“Além disso, o prédio permi­tirá melhora na performance de combate à dinâmica criminal; aumento da percepção de se­gurança da população atendida, seja por meio do atendimento remoto ou pela maior agilidade no processamento e despacho de viaturas; valorização e econo­mia de recursos humanos, além de minimizar o risco à vida, à integridade física e moral e ao patrimônio em razão do video­monitoramento”, conclui.

Postagens relacionadas

Juiz pede ao MPF que se manifeste em ação contra armas de fogo de Bolsonaro

Redação 1

Projeto cobra lista de ‘trenzinho legal’

Redação 1

Nova UBS – Executivo pode comprar imóvel

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com