Tribuna Ribeirão
Saúde

Atendimento em UPAs 
cresce 15,9% em 1 ano

(Alfredo Risk
)O crescimento mais expressivo, porém, foi registrado na odontologia de urgência, atualmente presente em quatro UPAs da cidade

As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ribeirão Preto e a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor Marco Antônio Sahão, na Vila Virgínia, registraram 733.543 acolhimentos entre 1º de janeiro e 2 de outubro de 2026, alta de 15,9% em relação aos 633.074 registrados no mesmo período de 2025, em um período que também contou com a chegada de novos especialistas às unidades.

Casos que exigem atenção especializada ou internação continuam sendo encaminhados aos hospitais de referência. Até o início de 2025, as UPAs enfrentavam um desequilíbrio entre demanda e capacidade de atendimento. A Secretaria Municipal da Saúde passou, então, a priorizar os casos por gravidade e a resolver, no próprio pronto atendimento, quadros que antes exigiam encaminhamento, com a entrada de novos especialistas.

O total de acolhimentos deste ano envolve todas as especialidades, incluindo clínica geral, pediatria, enfermagem, traumatologia, ginecologia, odontologia, cirurgia geral e assistência social. Ao todo, 257.396 pacientes distintos foram atendidos até 2 de outubro. O maior volume entre os reforços está na traumatologia. Desde março de 2025, a especialidade já soma 25.546 atendimentos a 21.591 pacientes distintos nas UPAs, a maioria por problemas nas extremidades e quedas.

O crescimento mais expressivo, porém, foi registrado na odontologia de urgência, atualmente presente em quatro UPAs da cidade. Até junho deste ano, o serviço estava restrito à UPA Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste, avenida Treze de Maio, Jardim Paulistano).

De 29 de junho a 1º de outubro, foram atendidos 6.611 pacientes e realizados 7.964 atendimentos. No mesmo período de 2025, foram 3.996 pacientes e 4.459 atendimentos. A alta de 67% no número de pessoas atendidas ocorreu após a ampliação da equipe para 20 cirurgiões-dentistas e 16 auxiliares.

Na ginecologia, de maio de 2025 a 2 de outubro de 2026, foram realizados 13.474 atendimentos a 8.523 pacientes. Sangramento vaginal e mal-estar em adultos estão entre as principais queixas. A cirurgia geral, que atua em regime rotativo desde setembro de 2025, somou 838 atendimentos entre janeiro e setembro deste ano. A UPA Leste concentrou a maior parte, com 35,2% do total.

Os assistentes sociais, que retornaram às UPAs em 2025, somam, desde setembro daquele ano, 12.385 atendimentos a 7.650 pacientes, ampliando o cuidado para além do aspecto clínico. Esses profissionais identificam vulnerabilidades sociais e articulam encaminhamentos à rede de proteção.

As outras Unidades de Pronto Atendimento da cidade são a Nelson Mandela (UPA Norte, no Adelino Simioni,), Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, no Sumarezinho) e Luciana Aparecida Cândido dos Santos (no Complexo Ribeirão Verde.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ataques em 2026 
passam de 1,5 mil

Redacao 5

Saúde aprova protocolo para tratar crianças com hemofilia A

William Teodoro

Governo Federal amplia atendimento oftalmológico pelo SUS e reforça cuidado com a visão dos idosos

Eduardo Ferrari

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade