Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Avenida ganha plano de recuperação 

Trata-se de um conjunto de ações base de um projeto muito maior para alavancar os principais eixos comerciais impactados pelas obras de mobilidade (Alfredo Risk)

O eixo comercial da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, Zona Norte, de Ribeirão Preto, ganhou um plano de recuperação econômica batizado de Na Dom Pedro Tem!. É semelhante ao Vem pra Nove!, já em curso no eixo comercial da avenida Nove de Julho, no Centro, um dos mais impactados pela implantação dos corredores de ônibus.

A iniciativa partiu do Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), em conjunto com empreendedores e a prefeitura de Ribeirão Preto. “Além de promover a recuperação dos setores de varejo e serviços, também vamos movimentar a Dom Pedro I, fazendo a avenida pulsar novamente”, diz Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL RP.

“Já faz um tempo que estamos desenvolvendo esse projeto com a participação ativa dos empreendedores locais e parceiros, afinal, a construção precisa ser coletiva. A prefeitura de Ribeirão Preto está conosco desde o primeiro momento com todo apoio possível”, afirma.

Indicadores e ações – Estudo realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), em 2024, constatou queda média de 45% nas vendas e de 33% nos postos de trabalho nas lojas da Dom Pedro I. O cenário também foi monitorado por meio dos levantamentos mensais de vendas feitos pelo CPV, junto aos empreendedores.

Além disso, toda inteligência de informações obtidas por meio do trabalho realizado pelo Comitê de Acompanhamento das Obras fortaleceu o diagnóstico e deu subsídios ao plano de recuperação. “Entre outras estratégias, foram articuladas ações de promoções e vendas para destacar o mix de produtos e serviços da Dom Pedro I, atrair mais consumidores e melhorar a experiência do cliente”, diz Lopes

“E, ainda, trilhas de qualificação profissional e empreendedora, estímulo à reocupação inteligente dos imóveis vazios, fortalecimento da segurança pública, zeladoria, mobilidade, cultura, esporte e lazer. Nosso plano, inclusive, prevê a utilização da praça Pedro Biagi como referência para algumas ações”, explica Lopes.

Segundo Bruno Látaro, empreendedor do ramo de artigos para festas e uma das lideranças da Dom Pedro I, “esse plano soma-se à flexibilização dos corredores de ônibus e à volta das vagas de estacionamento rotativo na avenida, medidas adotadas logo no dia 1º de janeiro de 2025 pela atual gestão.”

“Uma coisa completa a outra e, com o engajamento dos demais colegas, vamos retomar o fôlego, recuperar a pujança da Dom Pedro I e tornar a avenida melhor e mais acolhedora para a população da zona norte e de toda a cidade”, observa.

Cidade toda – O projeto começou pela Nove de Julho e agora chega ao eixo da Dom Pedro I. Mas a meta é ainda maior. “Cada eixo tem um plano de recuperação econômica, observando suas características específicas, e todos se encaixam em um ‘guarda-chuva’ maior que abrange a cidade toda”, diz André Rezende, head de Relações Institucionais e Projetos do Sincovarp/CDL RP e coordenador do plano.

“O plano é bem estruturado, com visão sistêmica de imediato, curto, médio e longo prazos. Sabemos que o processo é dinâmico e que cenários mudam a todo momento. Mas estamos preparados para seguir em frente lembrando que essa iniciativa está aberta a qualquer instituição parceira disposta a unir forças com a gente”, finaliza Paulo César Garcia Lopes.

Corredor – Em 27 de outubro de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I. Começou a ser construído junto com o da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021. No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras foi de R$ 49.804.623,71. O corredor de ônibus da avenida Saudade foi inaugurado em 17 de abril de 2023.

 

Postagens relacionadas

Obra do Metrô de SP desmorona e atinge faixas da Marginal do Tietê

William Teodoro

Transparência – Vencedoras de licitação deverão publicar dados

Redação 1

STF marca para dia 12 julgamento sobre correção do FGTS

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com