Tribuna Ribeirão
Geral

Bolsonaro na mira da PGR

MARCELLO CASAL JR./AG.BR.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Su­premo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, 13 de janeiro, para investigar se Jair Bolsona­ro (PL) incitou atos golpistas. O pedido é para incluir o ex­-presidente no inquérito sobre a autoria intelectual dos pro­testos violentos que ocorreram no último domingo (8), na Praça dos Três Poderes.

Palácio do Planalto, Con­gresso Nacional e o prédio do próprio STF foram invadidos e depredados. A iniciativa atende a um pedido feito por cerca de 80 procuradores e subprocuradores da Repúbli­ca. Eles acusaram uma atua­ção sistemática do ex-presi­dente para colocar em dúvida a segurança das urnas e do processo eleitoral.

A representação foi en­viada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que vinha sendo pressionado in­ternamente a tomar medidas mais duras sobre o ex-presi­dente. O documento cita o vídeo, publicado por Bolso­naro no Facebook e apagado minutos depois, com suspei­tas infundadas sobre a lisura das eleições. A postagem foi feita na terça-feira (10), ou seja, depois que bolsonaristas radicais haviam invadido os prédios dos Poderes.

O pedido para incluir Bol­sonaro na investigação foi feito pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, escalado por Aras para chefiar o recém-criado Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, que vai coordenar as investigações sobre os atos golpistas.

“Não se nega a existência de conexão probatória entre os fatos contidos na represen­tação e o objeto deste inqué­rito, mais amplo em extensão. Por tal motivo, justifica-se a apuração global dos atos pra­ticados antes e depois de 8 de janeiro de 2023 pelo repre­sentado [Bolsonaro]”, afirma. A primeira medida sugerida pelo subprocurador na inves­tigação é que o STF determi­ne a recuperação e o armaze­namento do vídeo publicado e apagado por Bolsonaro.

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

CDHU alerta para o golpe do boleto falso

Redação 1

Por 4 votos a 1, STJ mantém irmãos Joesley e Wesley Batista na prisão

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com