Chegou a hora! O Botafogo estreia no Campeonato Paulista nesta terça-feira (25). O Pantera recebe o Santo André, às 19h, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Após mais de um mês de preparação, o Tricolor está pronto para começar sua campanha no estadual.
Para a partida inaugural, o Botafogo deve ter força total. Dos 15 reforços contratados, todos têm condições físicas e estão regularizados pelo clube. A tendência é que o time comandado por Leandro Zago entre em campo com força máxima.
No gol a briga é acirrada. Deivity, que chegou do Ypiranga, e Rafael Pascoal, que veio do Joinville, têm boas condições e a disputa está equilibrada. Pascoal poderia largar na frente por já ter trabalhado com Zago. Entretanto, os treinamentos estão mostrando que Deivity deve ser o escolhido.
Na linha defensiva, Diego Guerra é um dos poucos remanescentes. Os jovens Marlon e Martineli também estão no elenco, mas devem ficar no banco de reservas. O zagueiro Matheus Santos ainda se recupera de lesão no joelho. Assim, o quarteto de defesa deve ser composto por Morales, Diego Guerra, Joseph ou Joaquim e Jean Victor.
A tendência é que o Pantera esteja escalado num 4-3- 3. A trinca de meio campo deve ter Tárik, Fillipe Soutto e Rafael Tavares. Mantuan também pode aparecer junto com Tárik numa opção mais defensiva. Neste caso, Soutto jogaria no trio ofensivo.
Setor com mais opções disponíveis, o ataque tem disputas interessantes entre contratados, remanescentes e garotos formados na base. Os recém-chegados Tiago Reis e Matheus Carvalho estão regularizados e à disposição de Zago.
Porém, como chegaram já na reta final de preparação, é improvável que eles comecem jogando. Ambos devem ficar como opções no banco de reservas. Sendo assim, o ataque deve ter dois jovens formados no clube e um remanescente.
Dudu, Luketa e Hélio Paraíba são os mais cotados para começar jogando contra o Santo André. Bruno Michel, destaque na Copa Paulista, pode aparecer na vaga de Luketa.
Os únicos desfalques confirmados são Gustavo Xuxa e Matheus Santos, ambos se recuperando de problemas no joelho desde a temporada passada.
O Botafogo deve estrear no Paulistão com a seguinte escalação: Deivity; Morales, Diego Guerra, Joseph (Joaquim) e Jean Victor; Tárik, Fillipe Soutto e Rafael Tavares; Dudu, Hélio Paraíba e Luketa (Bruno Michel).