Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Calorão castiga Ribeirão Preto  

Neste início de semana, o Inmet emitiu alerta vermelho para a região, avisando sobre altas temperaturas e baixa umidade do ar (Alfredo Risk)

O Brasil enfrenta mais uma onda de calor histórica, com marcas extremas de temperatura em vários estados e uma alta probabilidade de quebra de recordes, com marcas jamais vistas em muitas cidades. Em Ribeirão Preto, a sensação térmica pode chegar a 45 graus Celsius. O alerta foi emitido pela Defesa Civil Municipal com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 
 
Neste início de semana, o Inmet emitiu alerta vermelho para a região, avisando sobre altas temperaturas e baixa umidade do ar. O Climatempo, porém, prevê chuvas isoladas em alguns períodos. Devido ao calor intenso, podem ocorrer temporais. Em 26 de setembro, Ribeirão Preto bateu recorde de calor, com 41 graus. No domingo (12) e nesta segunda-feira (13) chegou a 40ºC, com sensação de 42ºC ao Sol.  
 
Nesta semana, a temperatura máxima vai oscilar entre 38ºC e 42ºC, com média de 40 graus. A umidade relativa do ar vai despencar, mesmo com a possibilidade de chuva isolada e temporais, de acordo com o Climatempo. O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.  
 
Estão previstos 28 milímetros de chuva até domingo (19), mas com volume diário entre quatro e oito mm. Nesta segunda-feira (13), os termômetros marcaram mínima de 22ºC e máxima de 41ºC, com umidade entre 11% e 29%, clima de deserto. Nesta terça-feira (14), a temperatura fica entre 25ºC e 41ºC e a umidade entre 12% e 30%. São esperados quatro mm de chuva. 
 
Na quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República, os termômetros também devem marcar entre 25ºC e 40ºC, com a umidade abaixo de 10%, entre 9% e 52%, Saara no interior paulista. A boa notícia é que são esperados cinco mm de chuva. Para quinta-feira (16) não há previsão de chuva. A temperatura mínima será de 24ºC e a máxima, de 41ºC. A umidade segue baixa e varia de 9% a 38%.  
 
Na sexta-feira (17), os termômetros  devem marcar entre 25ºC e 38 graus. A umidade relativa do ar fica entre 11% e 27%. São esperados quatro mm de chuva. O cenário no sábado, dia 18, é de temperatura mínima de 23ºC e máxima de 42ºC. A umidade varia de 11% a 45%, com possibilidade de apenas sete mm chuva.  
 
No domingo (19). Os termômetros devem marcar entre 23 graus e 38Cº.  A umidade fica entre 19% e 47%. São esperados oiro milímetros de chuva. Na madrugada do dia 16 de maio, a cidade bateu o recorde de frio do ano, com temperatura entre 9º e 10ºC e sensação térmica de 8º e 7ºC na área urbana.  
 
A Secretaria Municipal de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Saerp) alerta a população a redobrar os cuidados com o uso da água, consumindo de forma consciente, evitando o desperdício a fim de assegurar o abastecimento a todos. O munícipe deve tomar banhos rápidos, evitar lavar calçadas e automóveis e checar se não há nenhum vazamento, válvulas de descarga e torneiras danificadas. 
 
Fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças e objetos. Uma torneira aberta pode gastar até 12 litros de água por minuto.  Utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis. Utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral e manter a máquina de lavar roupa sempre cheia.  
 
Um ciclo desse equipamento consome, em média, 144 litros de água. Evite o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas. Outras dicas e orientações do uso racional da água e o cuidado com o sistema de saneamento básico estão disponíveis em sua nova cartilha, que pode ser acessada em www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saerp18202309.pdf. 
 
A temperatura em regiões do estado pode ficar entre 5 e 8 graus acima da média. A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta laranja. Esta será a quarta onda de calor do ano e também a mais longa, que deve se estender até janeiro. Uma das orientações foi encaminhada a Secretaria Municipal de Educação.  
 
A recomendação é que as escolas não façam atividades externas com os alunos, no período das onze às 17 horas, evitando o choque de calor. No período de altas temperaturas, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco, 
 
Por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, preferir alimentação com frutas e verduras, umidificar ambientes fechados e usar protetor solar.  
 
Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro fisiológico nas vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório. Em caso de emergência, a prefeitura de Ribeirão Preto solicita que os moradores acionem imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número de telefone 193, a Defesa Civil municipal pelo 199 e a Semas nos números 161, 0800-77 30 161 e WhatsApp (16) 3610-0687. 
 

 
 

Postagens relacionadas

Transerp ‘corrige’ número de vagas

Redação 1

Dia Mundial da Síndrome de Down – Fada promove evento inclusivo

William Teodoro

Datafolha mostra que 55% não votariam em Doria para presidente

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com