Tribuna Ribeirão
Artigos

Carnaval, muito além da folia

Aprendi com minha mãe, dona Luzia, a gostar de desfi­les de carnaval. Passava horas assistindo às transmissões na televisão, mas tinha um especial fascínio em acompanhar pessoalmente na rua General Osório, Esplanada do Theatro Pedro II, Avenida da Saudade, Avenida Costa e Silva, Aveni­da Orestes Lopes de Camargo, Avenida Eduardo D’ Andréa Matarazzo, Avenida Mogiana e até em Bonfim Paulista.

Aos poucos fui conhecendo as escolas, sua gente e o sentido do carnaval, que vai muito além da folia. Se a memória não falhar, nosso município já contou com Bambas, Meninos e Meninas Lá de Casa, Aliados, Acadêmicos do Jardim Paulista, Embaixadores dos Campos Elíseos, Academia de Samba do Ipiranga, Mocidade Independente da Vila Tibério, Chuva de Prata, Palmeirinha e Rosas de Ouro, Tradição do Ipiranga, Ca­misa 12 Corinthiana, Acadêmicos do Sudeste e Camisa Verde e Rosa, Camisa Preta e Branca, Unidos da Villa e Acadêmicos de Bonfim. Por interesses diversos, as escolas foram despresti­giadas e o orçamento público gradativamente reduzido, até que conseguiram sepultar o maior espetáculo popular da cidade. Atualmente, entre as poucas opções, temos os blocos, afoxés e maracatus no cotidiano exercício de resistência.

Conhecido como festa da orgia para alguns, momento de extravasamento para outros e, ultimamente, até oportunidade para retiro espiritual, o carnaval tem algumas facetas pouco destacadas e certamente mais importantes: a crítica social e o resgate histórico. Em São Paulo, como exemplo, com o luxo das Escolas e a irreverência dos Blocos ocorreram homenagens a personalidades negras que ajudaram a construir a história do país, manifestações políticas contrárias ao governo federal, defesa da diversidade religiosa e do empoderamento feminino.

Quem prestigiou a transmissão dos desfiles e apuração da Capital, observou o primeiro título do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Águia de Ouro. Fundada em 1976, na Pompeia, a escola tem uma proximidade conosco, pois em 2010 prestou linda homenagem com o enredo: ”Ri­beirão Preto – Região à Frente do Seu Tempo: Da Abolição ao Agronegócio, Terra de Liberdade e Riqueza!”. Naquele ano a escola ficou na décima primeira colocação.

Para escrever seu nome definitivamente na história do Carnaval, a Águia de Ouro trouxe o enredo: “O Poder do Saber – Se saber é poder… Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” e nos convidou para uma viagem pela história do conhecimento, dos dinossauros a bomba atômica de Hiroshi­ma e Nagasaki. Sobre a bomba é necessário recordar o que predisse Albert Einstein: “O problema do homem não está na bomba atômica, mas no seu coração”.

Falando em coração, uma das alegorias trazia bela homena­gem ao educador Paulo Freire, cultuado por milhões e ultima­mente tão atacado. É dele a frase: “não se pode falar de educação sem amor”. Ao final do desfile a escola lembrou que as tecnologias digitais e robóticas, se bem utilizadas, podem proporcionar um futuro de prosperidade e respeito ao meio ambiente.

Mesmo com a insistência de foliões mais empolgados, que esticarão o carnaval até o próximo domingo, oficialmente a festa terminou e vamos retomar a rotina. É tempo de encarar o leão do imposto de renda, a dengue, o novo coronavírus e os demais desafios cotidianos que a vida moderna impõe, mas as boas lições momescas devem permanecer e a frase eternizada por Geraldo Vandré e parafraseada pela Águia de Ouro: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, soa como convocação para homens e mulheres que continuam em silêncio diante do cenário atual. É preciso crer que educação, justiça e igualdade, são possibilidades de agir para não se tornarem apenas fantasias de carnaval.

Postagens relacionadas

Mas, afinal, quem é esse tal Olavo de Carvalho?

Redação 1

A década da restauração de ecossistemas

William Teodoro

Terror infantil 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com