Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Cemitérios receberão milhares de pessoas  

Cemitérios devem receber mais de 50 mil pessoas no feriado do Dia de Finados, neste sábado (2) 

As famílias interessadas na transferência dos restos mortais para Crematório ou Gaveta/Jazigo particular terão o prazo de 30 dias, contados de 7 de julho de 2025, para procurar a administração do Cemitério, e solicitar o serviço (Alfredo Risk)

Os cemitérios de Ribeirão Preto e Bonfim Paulista estão preparados para receber mais de 50 mil pessoas no feriado do Dia de Finados, celebrado neste sábado, 2 de novembro. A prefeitura de Ribeirão Preto diz que a estimativa de público é de 53 mil moradores da cidade e da região que visitam túmulos de amigos, parentes e familiares.  
 
O movimento este ano em Ribeirão Preto 20 mil visitantes no da Saudade e 30 mil no Bom pastor e no distrito de Bonfim Paulista três mil deve ser grande. Além disso, mais três mil pessoas são esperadas no Memorial Parque dos Girassóis, totalizando 56 mil visitantes.  
 
Muita gente costuma antecipar a visita. São parentes e amigos que vão aos cemitérios para limpar túmulos e lápides, levam flores e rezam para os entes queridos. No feriado do Dia de Finados, os cemitérios deverão permanecer abertos das sete às 18 horas.  
 
Os sepultamentos serão realizados em dois horários: das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. O setor administrativo costuma funcionar das 7h30 às 17 horas no Cemitério da Saudade, nos Campos Elíseos (Zona Norte). O horário é o mesmo para o Bom Pastor, no Jardim Novo Mundo (Zona Leste), e no distrito de Bonfim Paulista (Zona Sul. 
 
A prefeitura informa que, em preparação para a data, os cemitérios passaram por diversos serviços de manutenção: poda de árvores, pintura geral, roçada, dedetização, intensificação da coleta de lixo, tapa-buracos, recapeamento das vias internas e aprovisionamento de insumos foram realizados para garantir um ambiente seguro e bem conservado aos visitantes. 
 
Para quem pretende visitar os cemitérios no final de semana, atenção especial para idosos, crianças e pessoas com comorbidades. Os visitantes devem descartar as embalagens plásticas dos vasos de flores nas lixeiras disponíveis e acender velas exclusivamente nos locais apropriados, como velários e cruzeiros.  
 
Recomenda-se também o uso constante de água para hidratação e, preferencialmente, o uso de sapatos fechados para maior segurança por causa de escorpiões. No que diz respeito ao trânsito, a RP Mobi reforçou a pintura da sinalização nas vias públicas ao redor dos cemitérios e fará o direcionamento do tráfego no fim de semana, segundo planejamento específico, para garantir a segurança e a fluidez dos acessos. 
 
No Cemitério da Saudade, na avenida Saudade nº 1.775, nos Campos Elíseos, a média de público costumava ser de 50 mil visitantes – tem cerca de 7.604 jazigos, 2.200 gavetas ossuárias e mais de 132 mil pessoas sepultadas. O de Bonfim Paulista, na rua Izokiti Menoara s/nº, no Jardim São Leandro I, já recebeu 20 mil visitantes – tem cerca de 1.140 túmulos com aproximadamete 9.900 corpos.  
 
Já o Cemitério Bom Pastor, na avenida das Lágrimas nº 600, no Jardim Novo Mundo, costumava receber 55 mil visitantes – tem 14.746 jazigos, 3.680 gavetas ossuárias e 4.328 valas comum, com mais de 60 mil pessoas sepultadas. O Memorial Parque dos Girassóis, na avenida Afonço Valera nº 350, no Recreio das Acácias, recepciona cinco mil pessoas no Dia de Finados e atende das sete às 18 horas.  
 
Por determinação da RP Mobi, que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto (ex-Transerp), o Consórcio PróUrbano disponibilizará duas linhas especiais no feriado do dia 2 de novembro para melhor atender aos usuários, das sete às 18 horas. São duas, uma saindo do Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig com destino ao Bom Pastor e a outra ligando este cemitério ao da avenida Saudade.  
 
Geralmente, a lista de eventos prevê celebração de missas, orações por entidades religiosas, entrega de mensagens consoladoras e ações realizadas por funerárias. O uso de máscara já deixou de ser obrigatório e agora é opcional.  
 
Dia de Finados O Dia dos Finados é uma data marcante para milhões de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos. O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos falecidos remonta do século V, mas foi no século XIII que 2 de novembro passou a ser o Dia de Finados.  
 
Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. No século V, a Igreja Católica dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos. O abade Odilo de Cluny, no final do século X, pedia aos monges que orassem pelos falecidos. No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos. 
 

Os 4 cemitérios de Ribeirão Preto 
Cemitério da Saudade 
Avenida Saudade nº  1.775, Campos Elíseos 
Expectativa de  público: 20 mil  
Cemitério Bom Pastor 
Avenida das Lágrimas nº  600, Jardim Novo Mundo 
Expectativa de  público: 30 mil  
Bonfim Paulista 
Rua IzokitiMenoara s/nº,  Jardim São Leandro I 
Expectativa de  público: 3 mil  
Memorial Parque dos Girassóis 
Avenida Afonço Valera nº  350, Recreio das Acácias 
Expectativa de  público: 3 mil 

Postagens relacionadas

Viaduto da Mogiana será inaugurado na próxima semana

Redação 2

Roberto Carlos faz show em RP  

Redação 2

Brasil conquista mais dez medalhas nas Paralimpíadas 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com