Tribuna Ribeirão
Economia

Cerca de 62,7% das famílias têm dívidas

O percentual de famílias brasileiras endividadas alcançou 62,7% em abril, um aumento de 0,3 ponto em relação a março, informa a Confederação Nacio­nal do Comércio de Bens, Servi­ços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). Se comparado a abril de 2018, quando o indicador foi de 60,2% das famílias, o aumento foi de 2,5 ponto percentual.

Foi a quarta alta seguida do nível de endividamento, indi­cando, para a CNC, a “continui­dade do processo de recupera­ção das concessões de crédito e do consumo das famílias”. Em nota, a entidade alerta, porém, que, entre as famílias endivida­das, a parcela média da renda comprometida com dívidas aumentou de 29,2% em abril de 2018 para 29,4% em abril de 2019 – 20,3% dos participantes da pesquisa afirmaram ter mais da metade de sua renda mensal comprometida com pagamen­to de dívidas.

O percentual de famílias inadimplentes (com dívidas ou contas em atraso), tam­bém aumentou em abril, para 23,9%, ante os 23,4% de mar­ço. Na comparação com abril do ano passado, houve queda da inadimplência – ano passa­do, o índice chegou a 25% do total de famílias. Entre as fa­mílias com contas ou dívidas em atraso, o tempo médio de atraso foi de 63,4 dias em abril de 2019 – inferior aos 64,3 dias de abril de 2018.

Mais famílias também de­clararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso, passando de 9,4% em março para 9,5% em abril. Em abril de 2018, esse índice foi de 10,3%. “As famílias brasileiras também se mostraram mais oti­mistas em relação à sua capaci­dade de pagamento, na compa­ração com o mesmo período do ano anterior”, diz a nota divulga­da pela CNC.

A Peic de abril mostrou ain­da que a inadimplência é maior entre os mais pobres. Na faixa de menor renda, o percentual de fa­mílias com contas ou dívidas em atraso aumentou de 26,0% em março para 26,7% em abril. Em abril de 2018, 28,0% das famílias nessa faixa de renda haviam de­clarado ter contas em atraso. En­tre os mais pobres, 11,1% disse­ram não ter como pagar dívidas e contas em atraso, ante 11,0% em março e abaixo dos 11,7% de abril de 2018.

No grupo com renda su­perior a dez salários mínimos, o porcentual de inadimplentes alcançou 11,9% em abril, acima dos 11,4% de março, mas abaixo dos 12,6% de abril de 2018. Nes­te grupo, 3,5% disseram não ter condições de pagar as dívidas e contas em atraso em abril, mes­mo nível de março, mas abaixo dos 4,2% de abril de 2018.

O número de inadimplentes em Ribeirão Preto subiu 8,9%em março deste ano na comparação com o mesmo período de 2018, de 241.517 para 263.025, com 21.508 devedores a mais. Signi­fica que 37,8% da população, es­timada em 694.534, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem alguma conta em atraso, segundo a Sera­sa Experian.

Ribeirão Preto fechou o ano passado com 253.260 devedo­res. Em fevereiro, o Caminhão Itinerante do Serasa Consumi­dor ficou cinco dias na cidade e atendeu 2.732 pessoas, média de 546 por dia – 54 por hora, quase uma a cada minuto. O veículo ficou estacionado na Esplanada do Theatro Pedro II, no Quar­teirão Paulista, Centro Históri­co. O número de consumidores inadimplentes em todo o Brasil chegou a 63 milhões em março de 2019 e registrou recorde des­de 2016, quando teve início a série histórica. Isto significa que 40,3% da população adulta do país está com dívidas atrasadas e negativadas.

Na comparação com o mes­mo mês do ano anterior (61 mi­lhões), o aumento foi de 3,2%, ou seja, dois milhões a mais de pessoas. Na comparação com fevereiro (62,2 milhões), a alta foi de 1,2%. No estado de São Paulo, o número de inadim­plentes saltou de 14.537.146 em março de 2018 para 15.307.226 no mês passado, alta de 5,3%. O total representa 43,1% da popu­lação adulta.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Maravilhas do Lar vai inaugurar loja com 780m2 na Avenida Independência

Eduardo Ferrari

Teto do MEI pode ser de R$ 140 mil

Redação

Energia em julho: Conta de luz terá taxa adicional

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade