Tribuna Ribeirão
Artigos

Cidades espanholas

Rui Flávio Chúfalo Guião *
[email protected]

Numa das paredes do apartamento de um primo muito querido, em São Paulo, há uma pintura representando as muralhas da cidade de Ávila, na Espanha, de onde provêm parte de sua família, de mesmo sobrenome. Imponente, o quadro me lembrou interessante viagem que eu e minha esposa fizemos para cidades históricas ao redor da capital Madri: Toledo, Ávila, Segóvia e Salamanca, sendo Toledo a joia da coroa.

Perde-se no tempo a data quando começou a povoação de Toledo,  embora 500 anos antes de Cristo já era famosa pela qualidade do aço usado na confecção de espadas e outras armas da época. Em 193 a.C, os romanos a conquistam e iniciam longo período de prosperidade, edificando grandes obras. No quarto século da era cristã, a cidade sofre duas grandes conquistas: primeiro os alanos e depois os visigodos, sendo que estes últimos, em 418, a transformam na capital da Hispânia-Visigótica. A invasão muçulmana à Península Ibérica, em 714, transformou a cidade em urbe árabe, embora os conquistadores permitissem a convivência com ao católicos e judeus.

Libertada a península da conquista muçulmana, em 1085 o reino de Castela reocupa a cidade, incorporando-a ao que seria futuramente o primeiro estado moderno da Europa e do mundo, a Espanha.

Tem razão Cervantes quando se refere a Toledo como “a glória da Espanha”. Situada numa colina e bordejada em três lados por uma graciosa curva do Tejo, a cidade é riquíssima em arte e história, destacando-se sua catedral e seu Alcázar e suas pequenas ruas.

A igreja começou a ser construída no século XIII, recebeu influência da conquista muçulmana e é hoje o maior exemplo de obra sacra espanhola do período. Visitá-la é mergulhar num mundo riquíssimo, cheio de fé e expressividade, que culmina com a estatuária encontrada na parte de trás do altar-mor todo de ouro, incrustada num enorme medalhão realçado pela luminosidade que vem dos seus vitrais.

Sua arte é bastante rica, tendo em El Greco sua maior expressão. Nascido na Grécia, desenvolveu suas pinturas e esculturas em Toledo, legando quadros que marcam o início do barroco espanhol. Seus tons de escuro, suas telas com pessoas magras e compridas, seu estilo soturno dão a El Greco posição única na pintura espanhola.

Se você tiver um só dia na Espanha, passe-o em Toledo.

No século XI, cristãos preocupados com a invasão muçulmana fundaram Ávila, joia arquitetônica da Espanha. Para defendê-la, começaram a elevar uma enorme muralha de granito de 3 metros de espessura e 12 de altura, com 82 torres e 9 portões, terminada nos anos 1300, muralha esta que está intacta até hoje e é o símbolo da cidade.

Perder-se pelos 2,5 km de  paredes elevadas, observar a vista da povoação, reviver as horas de batalhas que a muralha ajudou a vencer  é reviver o esforço de fé que os cristãos fizeram para se proteger dos árabes. É tão impressionante a sua existência, que é hoje considerada Patrimônio da Humanidade.

Celtas, romanos, visigodos passaram pela existência de Segôvia, deixando todos obras notáveis, as duas maiores o aqueduto romano do século I e o Alcázar árabe , do século XII, hoje considerados Patrimônio da Humanidade, junto com o centro histórico da cidade.

Vale passear por esse centro histórico, observando suas casas, ruelas, bem como visitar a Catedral de Nossa Senhora de Segóvia, erigida entre 1522 e 1577, a última em estilo gótico tardio da Europa, conhecida hoje como “a Dama das Catedrais “.

Em 1134 foi fundada a Universidade de Salamanca, a primeira da Península Ibérica e a quarta da Europa, depois de Bolonha, Oxford e Paris, dando à cidade o seu destino estudantil de ponta. O centro histórico da cidade e as instalações de sua universidade são hoje Patrimônio da Humanidade. Passear por Salamanca é se embeber da longa história de cultura e arte que inúmeras gerações, em diversos tempos da história da humanidade, construíram.

* Advogado e empresário, é presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e Motos e secretário-geral da Academia Ribeirãopretana de Letras

VEJA TAMBÉM

A vertigem da República

Redacao 5

Filhos de pelos

Redacao 5

Animal

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com