Tribuna Ribeirão
Saúde

Clínica pet será inaugurada dia 29

Guilherme Sircili
Clínica fica na avenida Luiz Galvão César, no Jardim José Sampaio: será a primeira unidade pública da cidade a oferecer serviços veterinários gratuitos

Unidade passou por readequações estruturais e será a primeira clínica pública com atendimento veterinário gratuito em Ribeirão Preto

A Clínica Veterinária Meu Pet será inaugurada na manhã de 29 de maio, última sexta-feira do mês, e passará a atender a partir das 13 horas do mesmo dia. A informação é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, responsável pelo hospital municipal.

Localizada na avenida Luiz Galvão César nº 50, no Jardim José Sampaio, Zona Norte, será a primeira unidade pública da cidade a oferecer serviços veterinários gratuitos, ampliando o acesso da população ao cuidado animal com acolhimento qualificado e fluxo organizado de atendimento.

A construção da clínica foi bancada pelo Estado de São Paulo. Após um período fechada, a prefeitura de Ribeirão Preto assumiu as adequações necessárias para viabilizar a abertura da unidade, incluindo intervenções estruturais decorrentes de episódios de depredação e furto de fiação elétrica.

A gestão municipal também será responsável pelo custeio integral da operação, manutenção e funcionamento do serviço, por meio de uma empresa especializada. A clínica contará com atendimento de clínico geral e especialidades veterinárias, como dermatologia, oncologia, cardiologia e nefrologia, além de estrutura preparada para atendimentos de baixa, média e alta complexidade.

“Essa entrega representa um compromisso que assumi antes mesmo de iniciar a gestão: fazer com que um equipamento tão importante deixasse de ser apenas um prédio fechado e parado para finalmente se transformar em um serviço público funcionando para a população”, destaca o prefeito Ricardo Silva (PSD).

“Nossa gestão trabalhou para garantir as adequações necessárias, estruturar o funcionamento e assumir integralmente a operação do serviço. Em poucos dias, Ribeirão Preto contará com a sua primeira clínica pública veterinária gratuita, um avanço histórico no cuidado e na proteção animal da nossa cidade”, emenda.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das sete às 17 horas, realizando atendimento de consultas eletivas agendadas e pronto atendimento para urgências e emergências.  Haverá classificação clínica: emergência, para situações com risco imediato à vida do animal; urgência, para casos que necessitam de atendimento rápido; e consultas eletivas, realizadas mediante agendamento presencial.

O agendamento de consultas acontecerá exclusivamente às segundas-feiras, presencialmente na própria clínica, das sete às 17 horas. Cada tutor poderá agendar horário de até um animal por espécie, sendo permitido, por exemplo, o agendamento simultâneo de um cachorro e um gato.

Já os tutores com mais de um animal da mesma espécie deverão aguardar a conclusão do primeiro atendimento para realizar um novo agendamento. Nos casos de urgência e emergência, os animais serão acolhidos pela equipe veterinária sem necessidade de agendamento prévio, passando por avaliação clínica para definição da prioridade de atendimento.

A entrega do empreendimento ao município pelo governo de São Paulo ocorreu oficialmente em 11 de agosto de 2024. A inauguração acontecerá com vários meses de atraso: a última previsão dizia que o equipamento estaria funcionando no segundo semestre de 2025. 

Porém, vistoria técnica identificou a necessidade de novas adequações, como a instalação completa dos aparelhos de ar-condicionado e a regularização do fornecimento de energia elétrica. O investimento foi de R$ 1,3 milhão – valor abaixo do orçamento inicial previsto, de R$ 1,5 milhão, R$ 200 mil a menos e economia de 13,33%, passando de R$ 6,5 milhões quando computados os R$ 5.244.066,81 destinados à construção do prédio.

Desde o começo das obras em 2023, o equipamento enfrentou vários problemas. Foram registradas cinco ocorrências de furtos no local, um prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos.  A empresa responsável pela obra é a Castelli Construção Civil e Comércio de Materiais Ltda.

Venceu a licitação ao apresentar o valor de R$ 5.244.066,81. O prédio da clínica veterinária foi concluído em março de 2024, mas teve sua inauguração adiada devido à depredação e furto da fiação elétrica e ao andamento de processos licitatórios.

Com capacidade para realizar cerca de 260 procedimentos, incluindo exames laboratoriais e cirurgias de média e alta complexidade, a clínica deverá atender aproximadamente três mil animais por ano. O serviço será voltado prioritariamente a famílias de baixa renda, além de organizações sem fins lucrativos e cuidadores de animais.

VEJA TAMBÉM

SP descarta segundo caso suspeito de ebola

William Teodoro

Estado de São Paulo confirma quinta morte por febre amarela no ano

William Teodoro

Anvisa suspende lote de medicamentos para hipertensão e câncer de mama

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com