Tribuna Ribeirão
Cultura

Clube de Leitura 6.0 na Adevirp realiza roda de conversa

O projeto criado pelo Observatório do Livro em Ribeirão para pessoas acima de 60 anos contabiliza, hoje, 13,21 livros por participante/ano. Mais que o triplo da média de leitura do país (3,96 livros por habitante/ano, segundo Retratos da Leitura no Brasil, do Ibope/Instituto ProLivro, divulgada no final do ano passado) (Divulgação)

A escritora e arteterapeuta Lilian de Almeida participou, na última quinta-feira (15), do clube com pessoas idosas que é realizado pelo Observatório na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp), e abordou, além da leitura, o conteúdo do seu livro “Oráculo da criança divina”. Com encontros semanais, o grupo é composto por cerca de 15 membros muito ativos e participantes.

Com baixa visão, Graça Maria, de 73 anos, comenta que a roda de conversa lhe fez muito bem. “De certa forma, nos levou para a nossa infância, que com o passar do tempo vamos esquecendo”, diz. “Despertar a criança interior, sempre que possível, nos deixa mais leve, mais feliz, nos leva para um lugar menos concreto”, completa Graça.

Aos 64 anos, Romilda Cléria Ferreira Dias compartilha que adora essa atividade na biblioteca da instituição, com leitura e ótimas discussões. “E esse encontro foi especial, porque me levou ao tempo que estava um pouco esquecido, a minha infância”, observa. “E mais, aqui a gente vai analisando a nossa vida e convertendo esses momentos em momentos felizes”, conclui.

“O Clube 6.0 é um sucesso porque tem resultado em benefícios bastante perceptíveis para quem participa, seja pelo acesso ao entretenimento e ao lazer cultural de qualidade, seja pelo bem-estar físico e emocional que traz”, observa Galeno Amorim, idealizador do projeto, que reserva números incríveis para Ribeirão. São 96 clubes criados nesses quatro anos, com 1.698 membros, que juntos leram 22.427 livros inteiros ou em partes. Tudo isso convertendo-se em 13,21 livros por participante/ano.

Enquadrado na Lei do Idoso, o Clube de Leitura 6.0 Ribeirão Preto foi escolhido em edital público pelo Conselho Municipal do Idoso e é apoiado totalmente pela iniciativa privada com patrocínios de empresas como Arteris, Valid, Agibank e Stoller, e tem o apoio de Ilumi. As inscrições para quem quiser participar dos clubes de leitura sempre podem ser feitas pelo link https://observatoriodolivro.org.br/inscricao-clube-60-rp .

Postagens relacionadas

Vídeo – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

Peça de Jô Soares no Theatro Pedro II

William Teodoro

Gal canta Milton Nascimento em nova turnê

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com