A escritora e arteterapeuta Lilian de Almeida participou, na última quinta-feira (15), do clube com pessoas idosas que é realizado pelo Observatório na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região (Adevirp), e abordou, além da leitura, o conteúdo do seu livro “Oráculo da criança divina”. Com encontros semanais, o grupo é composto por cerca de 15 membros muito ativos e participantes.
Com baixa visão, Graça Maria, de 73 anos, comenta que a roda de conversa lhe fez muito bem. “De certa forma, nos levou para a nossa infância, que com o passar do tempo vamos esquecendo”, diz. “Despertar a criança interior, sempre que possível, nos deixa mais leve, mais feliz, nos leva para um lugar menos concreto”, completa Graça.
Aos 64 anos, Romilda Cléria Ferreira Dias compartilha que adora essa atividade na biblioteca da instituição, com leitura e ótimas discussões. “E esse encontro foi especial, porque me levou ao tempo que estava um pouco esquecido, a minha infância”, observa. “E mais, aqui a gente vai analisando a nossa vida e convertendo esses momentos em momentos felizes”, conclui.
“O Clube 6.0 é um sucesso porque tem resultado em benefícios bastante perceptíveis para quem participa, seja pelo acesso ao entretenimento e ao lazer cultural de qualidade, seja pelo bem-estar físico e emocional que traz”, observa Galeno Amorim, idealizador do projeto, que reserva números incríveis para Ribeirão. São 96 clubes criados nesses quatro anos, com 1.698 membros, que juntos leram 22.427 livros inteiros ou em partes. Tudo isso convertendo-se em 13,21 livros por participante/ano.
Enquadrado na Lei do Idoso, o Clube de Leitura 6.0 Ribeirão Preto foi escolhido em edital público pelo Conselho Municipal do Idoso e é apoiado totalmente pela iniciativa privada com patrocínios de empresas como Arteris, Valid, Agibank e Stoller, e tem o apoio de Ilumi. As inscrições para quem quiser participar dos clubes de leitura sempre podem ser feitas pelo link https://observatoriodolivro.org.br/inscricao-clube-60-rp .