Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Comércio e serviços terão mais duas horas

FOTO: ALFREDO RISK

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou nesta sexta­-feira, 9 de outubro, a ampliação do horário de atendimento no comércio e no setor de serviços de Ribeirão Preto, que passará de oito para dez horas. No en­tanto, será mantida a capacidade máxima de público, estabelecida em 40% – exceto academias, com limite de 30%.

A ampliação do horário foi autorizada porque a região do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS XIII), que envolve Ribeirão Preto e mais 25 cidades, permaneceu na fase amarela do Plano São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador João Do­ria (PSDB) nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

O tucano também anunciou que a evolução da pandemia agora passa a ser comparada com dados obtidos nos últimos 28 dias, em comparação aos 28 dias anteriores. Antes, a evolu­ção da pandemia era analisada em espaços de sete dias. A pró­xima avaliação, que vai definir se a região fica na fase amarela, volta para a laranja ou avança para verde, será anunciada em 16 de novembro.

Segundo o decreto nº 251/2020, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de ontem, a partir deste sábado (10), as lojas poderão funcionar das oito às 18 horas – até on­tem o horário permitido era das nove às 17 horas. Na segunda­-feira (12), feriado de Nossa Se­nhora Aparecida, Padroeira do Brasil, a abertura será facultativa no mesmo período, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarp).

Já os quatro shopping cen­ters da cidade – RibeirãoSho­pping, Santa Úrsula Shopping, Shopping Iguatemi e Novo Sho­pping – poderão funcionar de segunda-feira a domingo, das 12 às 22 horas. As academias e qua­dras de esportes também podem abrir durante dez horas por dia, de segunda a domingo, e deve­rão afixar na entrada cartazes com o horário de atendimento. Salões de beleza e de estética, como barbearias, cabeleireiros, manicure e pedicure, também podem atender de segunda a sábado, com limite de dez ho­ras diárias.

Bares, restaurantes e demais estabelecimentos com consumo local de alimentos e bebidas, in­clusive as praças de alimentação dos shoppings, poderão fun­cionar entre seis e 22 horas, de segunda a domingo, desde que respeitados os limites de dez ho­ras de expediente na fase amare­la – pode ser intercalado, das dez às 15 horas e das 17 ás 22 horas, por exemplo .

Os estabelecimentos com funcionamento noturno deve­rão fechar as portas às 22 horas, mas agora poderão autorizar a permanência de clientes que já estão no local até as 23 horas. Antes, os bares e restaurantes eram obrigados a fechar até as 22 horas. A capacidade continua limitada a 40%.

A prefeitura também auto­rizou a volta dos barulhentos trenzinhos da alegria, com ocu­pação máxima limitada a 40% da capacidade. Está proibido o transporte de passageiros em pé e o distanciamento físico deve ser mantido, garantindo inter­valo de assentos entre as pessoas e mantendo familiares em as­sentos próximos.

Sobre as piscinas de clubes recreativos, a ocupação máxima será limitada em 40% do valor do resultado do seguinte cálculo: me­tragem da área total da piscina di­vido por dois. Garantir que as pis­cinas convencionais utilizem um sistema adequado de filtragem e garantir um nível de cloro entre 0,8 e 3 mg/litro e pH entre 7,2 e 7,8 em cada piscina, com moni­toramento realizado a cada quatro horas, mantendo os registros.

Os auxiliares/atendentes de­verão, obrigatoriamente, usar máscara que cubra boca e nariz e manter o afastamento social entre os passageiros. O embar­que e desembarque de pessoas que necessitem de ajuda deve ser feito, preferencialmente, por familiares ou acompanhantes, evitando o contato de usuários e auxiliares/atendentes.

Cinemas
Até esta sexta-feira, as salas de cinema da cidade – Cauim (Centro), UCI (RibeirãoSho­pping), Cinépolis (Santa Úrsula e Iguatemi) e Cinemark (Novo Shopping) – não haviam defini­do de vão voltar com a exibição de filmes, apesar de estarem au­torizadas a retormar as ativida­des desde o dia 5.

Porém, a prefeitura anun­ciou algumas medidas para o consumo de alimentos e be­bidas nestes locais, como pro­mover ações que incentivem a compra de produtos online para apenas retirada no balcão. No caso de compra no local, incentivar o pagamento por meios eletrônicos

Disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes. O procedimento de higienização das mãos de todos os colabora­dores da bomboniere deverá ser constante durante a operação. Higienizar e sanitizar constante­mente todos os equipamentos e acessórios que são para uso dos clientes e colaboradores, como “pin pad”, “mouse” e balcões.

Nas filas da bomboniere, deverá ser garantido o distancia­mento físico de no mínimo 1,5 metro entre cada cliente, demar­cando o chão com adesivos

Os alimentos e as bebidas vendidos aos clientes devem, obrigatoriamente, estar lacrados. O consumo dos produtos só po­derá ser feito após o cliente estar sentado em sua poltrona, dentro da plateia, momento em que po­derá tirar a máscara, voltando a colocá-la sempre que não estiver consumindo.

A região do DRS XIII é forma­da por Ribeirão Preto, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinó­polis, Luis Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.

Os novos horários da pandemia em RP
Comércio em geral De segunda a sábado Das 8 às 18 horas
Shopping centers De segunda a sábado Das 12 às 22 horas
Bares, restaurantes e similares De segunda-feira a domingo Das seis às 22 horas, desde que não ultrapasse dez horas diárias
Permanência de clientes Até as 23 horas
Academias e quadras de esporte Dez horas por dia: horário flexível
Salões de beleza e estética De segunda a sábado Das 8 às 18 horas

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade