Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Conta luz terá correção dia 8 

Conta de luz na área da CPFL Paulista vai sofrer reajuste no dia 8 de abril (Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta terça-feira, 1º de abril, em nota, que o processo de reajuste tarifário anual da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) voltará à pauta da reunião pública da diretoria na próxima terça-feira (8).

Essa data é a mesma em que a nova tarifa entrará em vigor. A previsão é que, após a deliberação, uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) seja publicada no mesmo dia, formalizando o reajuste tarifário. O item estava na pauta desta terça-feira, mas foi retirado pela relatora, Agnes da Costa.

Segundo o órgão regulador, o processo saiu de pauta em razão de “um pequeno ajuste que foi necessário na instrução processual”. A CPFL Paulista que atende cerca de 335.000 consumidores em Ribeirão Preto – são quase cinco milhões de clientes espalhados por 234 cidades do estado de São Paulo.

No ano passado, o aumento para o consumidor foi, em média, de 1,46%, segundo a Aneel, 3,43 pontos percentuais (p.p.) abaixo dos 4,89% de 2023. A conta de luz dos consumidores residenciais subiu 1,79%, inferior aos 4,28% do período anterior, diferença de 2,49 pontos.

Para clientes de baixa tensão, a correção ficou em 1,77%, inferior aos 4,60% do ano anterior, 2,83 pontos percentuais a menos. Grandes consumidores terão aumento de 0,80%. A variação é de 4,64 pontos em relação ao reajuste de 5,44% de 2023.

Alguns dos percentuais são os mais baixos em cerca de onze anos. Em 2013, o aumento médio foi de 6,18%. Porém, os consumidores residenciais e de pequenos estabelecimentos comerciais (baixa tensão) tiveram elevação de apenas 0,25%.

A subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, teve desconto de 1,5% nas tarifas. Já a classe de consumo que abrange a indústria e grandes estabelecimentos (alta tensão) teve aprovada uma alta de 16,05%. No ano anterior (2012), a elevação média foi de 2,89%. Para os clientes residenciais, o aumento foi de 2,61%. Já para os de alta tensão (indústrias), ficou em 3,38%.

Em 2010, as tarifas de energia dos consumidores atendidos pela CPFL Paulista ficaram mais baratas. A Aneel determinou redução média de 5,69%. Os clientes residenciais tiveram desconto de 5,04%, enquanto a baixa e a alta tensões tiveram redução entre 2,34% e 10,81%.

Em 2022 – Em 2022, em 8 de abril, a conta de energia elétrica da CPFL Paulista subiu, em média, 14,97% para quase 325.000 unidades de Ribeirão Preto e mais 4,4 milhões de clientes em 233 cidades do Estado de São Paulo. Para os consumidores residenciais, o aumento foi de 13,8%.

Para os clientes da alta tensão – indústrias, shopping centers e outros estabelecimentos de grande porte – o reajuste ficou em 16,42%. Para os consumidores de baixa tensão, como pequenos negócios, exceto os clientes residenciais, a alta chegou a 14,24%.

Bandeira tarifária Na sexta-feira, 28 de março, a Aneel anunciou a bandeira tarifária verde para o mês de abril, sem cobrança complementar na conta de luz para os consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pelo quinto mês consecutivo, desde dezembro.

O regulador aponta que apesar da transição do período chuvoso para o seco, a geração de usinas hidrelétricas continua em níveis estáveis. A medida pode contribuir para a queda do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – inflação oficial no país – do mês.

 

 

Postagens relacionadas

Com a ajuda do cão Aquiles, PM prende traficante com 29 quilos de maconha

Redação

Localizado corpo de homem que caiu com veículo no Rio Pardo próximo ao Ribeirão Verde

Redação

Oferta de vagas deve aumentar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com