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Contas de água terão nome do consumidor

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) está finalizando um projeto para que as faturas das autarquia passem a ser emitidas no nome do proprietário ou do locatário do imóvel, como já acontece com as contas de luz da CPFL Paulista. A medida é se­melhante à da conta de energia elétrica e tem como objetivo vin­culá-la a um Cadastro de Pessoa Física (CPF) e evitar os proble­mas que acontecem no setor.

Atualmente, como a con­ta de água não traz nome nem CPF de quem reside no local, quando o inquilino deixa o imóvel e não quita as parcelas que estão em aberto, a respon­sabilidade de pagá-las fica para o proprietário. Assim, para obter o ressarcimento o dono da casa ou do apartamento é obrigado a recorrer à Justiça. Se não quitar o débito, é o nome dele que sofrerá restrições. O Daerp tem mais de 190 mil clientes na cidade.

No caso dos imóveis ocupa­dos pelos proprietários, quando o sistema estiver implantado, as contas automaticamente passarão a identificá-los a partir da ma­trícula existente na prefeitura de Ribeirão Preto com base no Im­posto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Neste caso, se o prédio ou terreno estiver alugado por ne­gociação direta entre o dono e o inquilino, bastará ao proprietário levar o contrato ao Daerp para a transferência.

O Daerp também estuda uma parceria com o Conselho Regio­nal de Corretores de Imóveis de Ribeirão Preto (Creci-RP) para viabilizar uma parceria em relação aos imóveis alugados por meio de imobiliárias. A ideia é que as em­presas tenham acesso ao sistema e possam fazer a alteração do loca­tário, seja na hora em que ele ocu­par ou quando desocupar o local.

Na última sexta-feira, 25 de ja­neiro, a diretoria do Daerp se reu­niu com o delegado regional do Creci de Ribeirão Preto, José Au­gusto Gardin, e com o vereador Elizeu Rocha (PP), para discutir o assunto. Segundo o delegado do Creci, a medida é essencial e dará mais tranquilidade aos donos de imóveis, já que hoje, com a vincu­lação, caso o locatário deixe de pa­gar a conta, o domo corre o risco de ter seu nome negativado.

“Estamos conversando com o Daerp para fazer esta parceria”, afirma. O Departa­mento de Água e Esgotos aten­de 195 mil unidades consumi­doras. Outras reuniões serão realizadas. A emissão das contas de água em nome do usuário só foi possível graças ao programa denominado Gsan (Sistema In­tegrado de Gestão de Serviços de Saneamento).

Trata-se de um software pú­blico, disponibilizado pelo Minis­tério das Cidades, especifico para atender o setor. Diversas empresas e departamentos de saneamento já utilizam o sistema em todo o país. Em um primeiro momen­to serão emitidas as faturas dos consumidores que estiverem com o cadastro em dia com o Daerp, depois será feita uma atualização gradual desta ficha.

Em uma segunda etapa, que deverá ser implantada ainda neste ano, a autarquia passará, através dos próprios leituristas, a fazer a leitura, impressão e entrega simul­tânea das contas de água.

Call center
Na primeira quinzena de fe­vereiro, a Imperatriz Tele Servi­ços Ltda. EPP, de Santa Catarina, passará a ser a responsável pelo serviço de call center da autarquia. O contrato foi assinado em 14 de dezembro e o prazo para início das atividades é de 60 dias.

Vai responder pelo atendi­mento do telefone 115, o Sistema de Atendimento ao Consumidor do Daerp. A vencedora da licita­ção apresentou proposta de R$ 1.009.992,00, valor 50,2% menor do que o proposto no edital, que era de R$ 2.028.334,67 – desconto de R$ 1.018.342,67.

O contrato tem duração de um ano (doze meses). Uma das exigências é que a vencedora do certame tenha capacidade mí­nima de atendimento de 18 mil ligações por mês, mais do que o dobro do número atual, em média de 8,5 mil ligações por mês.

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