Tribuna Ribeirão
DestaqueGeralSaúde

Dengue e covid geram mais internações em RP

Pesquisa indica que houve aumento em 82% de casos suspeitos de covid-19 e dengue nos pronto-atendimentos e serviços de urgência nos últimos 15 dias  (Divulgação)

Pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) com 92 hospitais privados paulistas aponta crescimento de internações por covid-19 e dengue, após o carnaval. O levantamento foi realizado entre 29 de fevereiro a 10 de março. 
 
Segundo o sindicato, são 64% hospitais privados paulistas da capital e 36% do interior. A pesquisa indica que houve também aumento em 82% de casos suspeitos de covid-19 e dengue nos pronto–atendimentos e serviços de urgência nos últimos 15 dias. 
 
A nova pesquisa foi feita exatamente 30 dias após a anterior, realizada no período de 29 de janeiro a 7 de fevereiro, quando apontava apenas aumento de internações por causa da dengue. Casos de covid-19 eram raros, dizem os pesquisadores.  
 
Segundo o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp e da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), a pesquisa apresenta uma curva ascendente para casos suspeitos ou confirmados de covid e dengue nos últimos 15 dias.  
 
“Provavelmente, o resultado pode ter influência do período de carnaval, que permitiu grandes aglomerações e as altas temperaturas do verão que facilitam a propagação do mosquito da dengue em água parada. Importante comparar as duas pesquisas e verificar que há 30 dias, apenas a dengue aparecia nos hospitais. Os índices de covid estavam discretos”, avalia. 
 
Nos setores de pronto–atendimento ou serviços de urgência, 82% dos hospitais apontam aumento de pacientes com suspeita de dengue e covid-19, enquanto na pesquisa anterior eram 48%. Não houve quase alteração no registro do aumento de casos suspeitos de dengue. 
 
Na atual pesquisa, 30% dos hospitais indicam aumento entre 31% e 50% nos casos
em que o vilão é o mosquito Aedes aegypti, enquanto na pesquisa anterior eram 27%, no mesmo patamar de 31% a 50%. O quadro se altera quando se pergunta sobre casos suspeitos de covid-19 nos serviços de urgência.
 
 
De acordo com a pesquisa, 32% dos hospitais registram aumento desses casos no patamar de 6% a 10%, enquanto 25% informam elevação de 11% a 20%. Na pesquisa feita há 30 dias, 34% relatavam aumento de 6% a 10% de casos suspeitos devido à infecção por coronavírus e 2% dos serviços de saúde relatavam crescimento de 11% a 20%. 
 
Também houve aumento de internações por covid-19 e dengue em 71% dos hospitais paulistas. Na pesquisa anterior, 80% registravam aumento apenas por dengue. Perguntados sobre internações em leitos clínicos, 60% registram aumento de até 5% por covid e 26% relatam alta de 6% a 10%.  
 
Já a pesquisa anterior, registrava que 100% dos hospitais tinham até 5% de aumento nesse tipo de internação. Já o tempo médio de permanência nos casos de dengue é de até quatro dias para 70% dos hospitais, ante os mesmos  quatro dias na pesquisa anterior para 43% das instituições de saúde. 
 
Para covid, 82% dos hospitais relatam tempo médio de internação de 4 dias e 18% informam tempo médio de cinco a dez dias. Na pesquisa feita há 30 dias, 16% relatavam quatro dias como o tempo médio de internação enquanto 84% indicavam de cinco a dez dias.  
 
A faixa etária predominante para pacientes com covid-19 é de 30 a 50 anos para 67% dos hospitais, sendo mantido esse patamar na pesquisa anterior, que relatava que 68% dos hospitais indicam faixa etária de 30 a 50 anos predominante para covid. Já para dengue 72% dos hospitais confirmam a faixa etária predominante de 30 a 50 anos na pesquisa atual, o que se manteve na pesquisa anterior. 
 
O Brasil soma 710.427 mortes por covid-19 e 38.592.310 casos de coronavírus desde o início da pandemia. O estado de São Paulo tem 182.733 óbitos e 6.813.128 contágios. Ribeirão Preto soma 179.448 pacientes infectados e 3.581 vítimas fatais da doença. Neste ano, são 1.968 infectados e doze óbitos 
 
Até esta terça-feira (12), o país havia registrado 1.585.385 casos prováveis de dengue e 450 mortes confirmadas pela doença neste ano. O Estado de São Paulo acumulava, na mesma data, 183.288 vítimas do Aedes aegypti e 51 óbitos. Ribeirão Preto tem 4.805 ocorrências este ano e duas mortes por dengue 
 
Divulgação 
Segundo o SindHosp, 71% dos hospitais privados paulistas registram aumento de internações por covid-19 e dengue

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Hacker vendia sistema para fraude bancária

Luque

Carro capota após colisão na zona Oeste

Luque

RP lidera casos de assédio eleitoral do interior no 2º turno

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade