Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Economia será retomada em 4 etapas

FERNANDO GONZAGA/CCS

Nesta quinta-feira, 22 de maio, o prefeito Duarte No­gueira Júnior (PSDB) apre­sentou ao governo estadual a proposta do plano de retoma­da das atividades econômicas em Ribeirão Preto. De acordo com o tucano, o Estado solici­tou uma proposta de retomada para analisar e avaliar a viabili­dade de sua implantação.

O cronograma prevê a volta à normalidade em quatro eta­pas, entre 1º de junho e 13 de julho. Porém, tudo depende do governador João Doria (PSDB) – ele pode prorrogar a quaren­tena imposta pelos decretos de isolamento social. A flexibiliza­ção de algumas atividades está prevista para 31 de maio.

“Nossa região tem sido pre­vidente em tomar as medidas antecipadamente, no início da pandemia, e, por isso, nos en­contramos em uma situação menos desconfortável em com­paração à capital. Dispomos de testes, laboratórios, leitos de UTI (Unidade de Terapia In­tensiva) e de enfermaria dispo­níveis, sem colapsar o sistema de saúde, portanto, em uma si­tuação segura neste momento”, disse o chefe do Executivo nesta quinta-feira, 21 de maio.

Ele estava acompanhado do presidente do Conselho de Contingência para o Enfren­tamento da Covid-19 e atual secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini. Responsável pela interlocução com a re­gião, o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, informou que os dados apresentados se­rão analisados e encaminha­dos ao governador João Doria (PSDB), que deverá se pro­nunciar nas próximas semanas para discutir o planejamento.

O objetivo é reduzir vas me­didas de isolamento e dar início à retomada das atividades dos setores da economia. “As infor­mações colhidas na reunião se­rão apresentadas ao governador no dia 25 de maio, segunda-fei­ra, durante a reunião do Con­selho Municipalista”, informa Gustavo Junqueira. De acordo com o planejamento da admi­nistração municipal, a retomada da economia local está prevista para acontecer a partir de 1º de junho, desde que o governo do Estado permita.

A reabertura gradual de esta­belecimentos do comércio e do setor de serviços está dividida em quatro etapas e será reali­zada de acordo com índices de controle que serão avaliados de 14 em 14 dias. Esta avaliação possibilitará definir se o plano de retomada será implantado ou se uma nova quarentena será determinada pelo governo pau­lista. A cada 14 dias, período que dura a incubação, transmissão e cura do novo coronavírus, o Comitê Técnico de Contingen­ciamento analisará os índices de crescimento da doença, número de contaminados, quantidade de casos de síndrome respira­tória aguda grave (Srag), óbitos, ocupação dos leitos hospitala­res, estoque de equipamentos de proteção individual (EPIs), número de testes disponíveis e rastreamento.

A partir destas informações, será feito um cálculo em que a média entre novos casos de co­vid-19 e o índice de crescimen­to da doença nos últimos 30 dias deverá ser menor ou igual a 12% ou 15% da média dos 14 dias anteriores. Também, nesta avaliação, a taxa de ocupação do número de leitos de UTIs reservados para o tratamento da doença deve ser de, no máximo, 60%; o número de mortes nos últimos três dias da data avaliada deve ser menor ou igual a 5% a cada um milhão de habitantes e, além disso, os estoques de EPIs e insumos básicos devem estar abastecidos para atender as uni­dades de saúde durante 30 dias.

Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) informando que com­preende a as medidas anun­ciadas pelo prefeito, mas res­salta que o sistema de vendas “take out” (pegue e leve), com a retirada de produtos nas lo­jas por pedestres, deve ser im­plantado de imediato em todo o comércio, não apenas no se­tor de alimentação.

É um compromisso da asso­ciação que comerciantes e fun­cionários trabalhem tomando o máximo de cuidado, inclusive com a utilização de máscaras, para que não haja retroces­so neste processo. Para isso, a Acirp, junto outras entidades, está disposta a ajudar a cons­truir protocolos com soluções técnicas para trabalhar com se­gurança. A associação também se compromete a continuar aju­dando a divulgar procedimentos e processos para que as empresas auxiliem no combate à covid-19.

O cronograma de volta da economia
De acordo com o planejamento, até o dia 31 de maio permanecerão em vigor as regras dos decre­tos estaduais, ou seja, funcionamento dos serviços essenciais, de saúde, alimentação, abastecimento, segurança, comunicação social, “drive thru” e “delivery”, instituições financeiras, manutenção e conserto, indústrias e serviços internos sem atendimento presencial.

Estão neste grupo serviços considerados essenciais como supermercados, padarias, açou­gues, bares, lanchonetes e restaurantes (desde que não haja consumo no local), farmácias, drogarias, bancos (seguindo as regras de distanciamento e higienização), postos de combustíveis, serviços de limpeza, segurança, transporte (ônibus, táxis e aplicativos) e abastecimento.

Já a partir do dia 1º de junho terá início a pri­meira etapa de retomada, que mantém os setores anteriores e inclui higiene e cuidados pessoais (clínicas de estética, clínicas de podologia, bar­beiros, cabeleireiros e similares), além de oficinas de costura e lojas de aviamento e similares (para venda exclusiva de tecidos).

Na segunda etapa, planejada para 15 de junho, acrescentam-se os estabelecimentos comerciais e de serviços com área de venda igual ou infe­rior a 800 metros quadrados, inclusive os quatro shoppings centers, obedecendo aos protocolos e regras específicas. Na terceira fase do plano, no dia 29 de junho, as escolas retornam às aulas.

Por fim, a partir de 13 de julho, após a ava­liação dos indicadores e com todas as etapas concluídas sem prejuízo à saúde, será permitido o funcionamento de feiras, academias, museus, bibliotecas, praças e outros locais públicos para a prática de esportes e atividades lúdicas.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Ribeirão Preto que desapareceu

Luque

Brasil encara Noruega pelas oitavas de final da Copa do Mundo

Redação

Inteligência artificial transforma rotina de empresas em Ribeirão

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade