Período de inscrições termina nesta quinta-feira, 25 de setembro, para crianças de 0 a 5 anos; quem já se cadastrou neste ano também precisa renovar
A prefeitura de Ribeirão Preto encerra nesta quinta-feira, 25 de setembro, o período de inscrições para vagas na educação infantil da rede municipal de ensino. O processo contempla tanto novos cadastros quanto a renovação obrigatória para quem já fez o registro em 2025. Todas as crianças de 0 a 5 anos que precisarem de creche ou pré-escola para o ano letivo de 2026 devem ser inscritas no prazo.
As inscrições podem ser feitas de forma presencial, em qualquer unidade da rede municipal de ensino ou no Poupatempo, e também online, por meio do portal da Secretaria da Educação.
O sistema de inscrição é informatizado e utiliza geolocalização para indicar automaticamente até três escolas próximas à residência da criança (ou mais, desde que estejam em um raio de até dois quilõmetros). Isso aumenta as chances de conseguir uma vaga perto de casa.
Para se inscrever, os responsáveis devem apresentar certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço atualizado e telefone. Mesmo que a criança já tenha sido inscrita em 2025 e ainda não tenha sido chamada, é necessário refazer o cadastro.
A renovação é fundamental para manter o nome na fila de espera para 2026. No ano que vem, o atendimento será expandido nas regiões Leste e Sul da cidade, com a criação de novas salas e turmas, ampliação de espaços em escolas já existentes e a inauguração de uma nova unidade escolar no Jardim Novo Horizonte.
O período para matrícula vai de 30 de outubro a 7 de janeiro de 2026. De 3 a 14 de novembro será a vez das inscrições por deslocamento (mudança de endereço ou interesse).
A partir de 7 de janeiro, serão reabertas inscrições para quem perdeu o prazo inicial. Inscrever-se dentro do prazo é garantia de vaga próxima de casa: quanto antes a inscrição for feita, maior a chance de conseguir a escola mais perto. Evita a lista de espera: quem se inscreve depois do prazo inicial entra com menor prioridade.
É uma obrigatoriedade legal: crianças de 4 e 5 anos devem estar matriculadas na pré-escola por lei. Quem não efetivar a matrícula dentro do prazo será considerado desistente. Todo o processo é informatizado e baseado na localização da residência.
Mais informações no link https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/educacao/inscricoes-online-educacao-infantil
“Realizar a inscrição no período certo garante prioridade para a criança e nos ajuda a organizar as vagas, os recursos humanos e materiais para o próximo período letivo. Todos os anos, no recenseamento, fazemos um grande esforço para atender integralmente a fila de espera e assegurar o direito de cada criança à Educação Infantil”, destaca a chefe da Divisão de Planejamento da Demanda e Vida Escolar, Michelle Fragoso.

