Tribuna Ribeirão
Esportes

Entenda por que áudio do VAR de Choque-Rei não será divulgado

FOTO Cesar Greco/Palmeiras Ramon Abatti Abel foi afastado após erros no clássico

Apenas dirigentes do São Paulo tiveram, após solicitação, acesso ao material

Apesar das polêmicas de arbitragem na partida entre São Paulo e Palmeiras no último domingo (5), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não deve tornar público os áudios da comunicação entre o árbitro de vídeo e Ramon Abatti Abel (Fifa-SC) na análise dos lances ao longo da partida. Isso se deve a uma questão de protocolo seguida pela entidade desde que passou a publicar esses trechos na íntegra em seu site oficial.

Nesta temporada, a CBF só publica os áudios do VAR quando o árbitro de campo vai, efetivamente, analisar o lance na cabine. Se durante a checagem, os árbitros de vídeo concordarem com a decisão, ou for um lance factual (impedimento, por exemplo), esse áudio não se tornará público.

No entanto, o clube ainda pode vir a ter ciência do que foi discutido pela arbitragem em campo caso entre com uma reclamação formal no Fórum Permanente, que analisa os lances de arbitragem após cada rodada do Campeonato Brasileiro. A divulgação do áudio, no entanto, fica restrita às partes envolvidas (São Paulo, Palmeiras e arbitragem, neste caso).

O Tricolor reclama, principalmente, de dois lances: expulsão de Andreas Pereira, após falta sobre Marcos Antônio, e possível pênalti a ser assinalado no início do segundo tempo, em lance envolvendo Allan e Tapia. Como o VAR concordou com Ramon Abatti Abel após analisar as imagens, esses áudios não se tornarão público nesse primeiro momento. Após as polêmicas, o Palmeiras, que perdia por 2 a 0, conseguiu virar a partida para 3 a 2.

Julio Casares, presidente do São Paulo, chegou a conversar com Samir Xaud, por telefone, após o jogo. Também usou as redes sociais para mostrar sua indignação pela partida, disse que o Brasileirão está “manchado” e pediu a liberação das conversas dizendo que “queremos ouvir os áudios do VAR”. Na zona mista, Carlos Belmonte, diretor de futebol, acompanhou as críticas do mandatário são-paulino.

Na segunda-feira, o executivo de futebol são-paulno, Rui Costa, representou o clube numa reunião por videoconferência com membros da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF e teve acesso aos áudios. O encontro contou com explicações do presidente da comissão, Rodrigo Cintra, e do gerente técnico do VAR, Péricles Bassols.

O São Paulo se manifestou nas redes sociais, dizendo que os erros foram determinantes para o resultado. “Foi mais uma atuação desastrosa da arbitragem, que compromete a credibilidade do Brasileiro e o trabalho de jogadores, comissão técnica e diretoria.”

Todos os árbitros envolvidos na partida foram afastados pela entidade. A CBF informou a decisão em comunicado publicado depois do clássico. Eles serão submetidos a “treinamento, aprimoramento e avaliação interna” após a atuação no duelo no Morumbis.

Postagens relacionadas

Botafogo anuncia quarteto de reforços para 2021

William Teodoro

Leandro Zago quer Botafogo versátil na temporada 2022

Redação 1

Pantera anuncia contratação de João Veras

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com