Tribuna Ribeirão
Política

Estado garante verba do AME

O prefeito Duarte Noguei­ra Júnior (PSDB) participa nesta sexta-feira, 6 de abril, no Palácio dos Bandeirantes, da assinatura do decreto do governador Geral­do Alckmin (PSDB) para uso de uma área, localizada ao lado da faculdade de Tecnologia (Fatec), entre a avenida Monteiro Lobato e a rua Visconde de Inhomirim, na Vila Virgínia, para construção do Ambulatório Médico de Especia­lidades (AME) Mais Regional.

Após a cessão do terreno, que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a prefeitura de Ribeirão Preto abrirá processo licitatório para a construção do prédio. A assinatura do decreto será uma das últimas ações de Al­ckmin antes de transmitir o cargo ao vice Márcio França (PSB) – o tucano será candidato à Presidên­cia da República.

O custo da obra está previs­to em R$ 10 milhões. O prefeito assegura que os recursos já estão garantidos. “O financiamento/custeio do governo do Estado será em torno de R$ 2 milhões mensais e o investimento em equipamentos, segundo o estu­do, deve chegar a cerca de R$ 4 milhões. Uma injeção de aproxi­madamente R$ 20 milhões por ano no sistema de saúde pública da região”, destaca Nogueira.

O modelo do AME Mais seguirá os moldes dos demais ambulatórios do Estado de São Paulo, porém, com ajustes para adequação às necessidades de Ri­beirão Preto. A previsão é de que o processo licitatório seja concluído no final deste semestre. De acordo com o chefe do Executivo, a uni­dade proporcionará atendimen­to de forma próxima e acessível à população. Um conjunto de serviços garantirá intervenções rápidas e eficazes, promovendo diagnósticos precoces.

“Vamos ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especiali­zados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexi­dade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendi­mento urgente”, diz.
Na campanha eleitoral de 2016, Nogueira prometeu cons­truir três AMEs em Ribeirão Pre­to e afirmou que o primeiro seria inaugurado em 2017. Depois, o governo “descobriu” que a cons­trução de um prédio levaria no mínimo dois anos. Tentou, en­tão, transformar a Unidade Bá­sica Distrital de Saúde (UBDS) Central em ambulatório, sem sucesso. O AME Mais deve ficar pronto no final de 2019 ou 2020, último ano do tucano à frente do Palácio Rio Branco.

A estrutura do AME Mais atenderá 25 especialidades mé­dicas e contará com 24 consultó­rios, 22 salas de exames, três salas cirúrgicas e 23 salas de apoio. A estimativa é fazer oito mil consul­tas médicas por mês, 96,6 mil por ano, além de três mil consultas não médicas mensais (dentistas, atendimento em enfermagem, entre outros), 200 cirurgias ambu­latoriais mensais e realizar 22 mil exames por mês.

VEJA TAMBÉM

Permuta de área passará por audiência

Redação

Juliana Ogawa no Estado

Eduardo Ferrari

Argumentos dos EUA para impor tarifas “não são legítimos”, diz Vieira

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com