O clima ameno e agradável, cachoeiras, grutas e monumentos culturais, além de tradicionais festas populares, tornam Altinópolis uma referência no turismo. Agora a cidade terá um aporte de R$ 650 mil anuais para investir no setor. Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade (94 votos) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou, no dia 1º de novembro, a lei que transforma a cidade em Município de Interesse Turístico (MIT), ao lado de mais 30.
A proposta partiu do deputado João Caramez (PSDB). Ele diz que a verba vai fomentar a prática do ecoturismo na região. “A cidade de Altinópolis recebe o título de cidade natureza por conta dos rios, das cachoeiras, grutas e a imensa área verde. Além disso, tem uma grande importância cultural, por meio do artista plástico Bassano Vaccarini, autor de centenas de obras maravilhosas que os turistas podem encontrar em qualquer lugar da cidade. Tem também a festa de Santo Reis em homenagem aos três reis magos, a Expoal, a feira de exposição agropecuária e a grande quermesse realizada na praça da Matriz todo mês de setembro”, diz.
“É uma grande conquista não apenas para Altinópolis, mas para toda a região”, afirma o prefeito José Roberto Ferracin Marques (PSD), em seu primeiro mandato. Ele trabalhou pessoalmente nesse projeto que protocolou junto ao governo do Estado, logo após vencer as eleições e muito antes de sua posse em janeiro. “O turismo foi uma das principais bandeiras de nossa campanha e será foco da nossa gestão”, garante.
Para a diretora-executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Altinópolis, Maria Lucila Amaral Meirelles, a cidade está preparada para receber o turista. “Com essa verba poderemos preparar ainda melhor nossa cidade com infraestrutura e ganharemos prestígio nos roteiros turísticos. Aumentando a demanda turística toda a população sairá ganhando, pois aparecerão novas oportunidades de trabalho, novos empreendedores”, afirma a empresária que, desde 1997 atua na área de turismo rural.