Tribuna Ribeirão
Mundo

EUA retomam ataques ao Irã próximos ao Estreito de Ormuz; Teerã ataca base americana

Foto: @AP Photo/ Altaf Qadri

Por Darlan de Azevedo e Laís Adriana

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom, na sigla em inglês) informou que as forças americanas iniciaram, às 17h (de Brasília), operações para uma segunda onda de ataques contra o Irã. Segundo o comunicado, as ações têm como alvo capacidades militares iranianas usadas para ameaçar embarcações que transitam pelo Estreito de Ormuz.

De acordo com a agência iraniana Fars, moradores da região de Chabahar, no sul do Irã, e de de Ahvaz ouviram várias explosões. Houve também relatos de ataques na cidade de Rask, na província de Sistão, próximo ao Baluchistão iraniano, segundo a agência Mehr, que também cita explosões perto de Bandar Abbas.

O Irã também fez ataques a uma base militar dos Estados Unidos em Sheikh Isa, no Bahrein, informou a Fars. A agência também relatou que o Embaixador britânico em Teerã foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores do Irã, após Downing Street enquadrar o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) na Lei britânica de Combate a Ameaças de Estados.

A medida do governo ocorreu um dia após o Reino Unido convocar em Londres o encarregado de negócios do Irã, Ali Nasimfar, em meio a acusação dos britânicos de que o Irã coordenou grupos aliados para realizar ataques pela Europa nos últimos meses.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Irã relata novos ataques em região próxima ao Estreito de Ormuz; EUA não comentam

Redacao 5

Trump volta a atacar imprensa dos Estados Unidos e exalta vitória eleitoral

William Teodoro

Trump condiciona possível retirada de tropas da Europa a acordo sobre a Groenlândia

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade