Tribuna Ribeirão
Mundo

EUA suspendem vistos do 
Brasil e mais 74 países

Reprodução
 Visto de turista faz parte da categoria de "não imigrante", assim como os de trabalho temporário, estudos, intercâmbio e negócios: são de 60 tipos

O Departamento de Estado dos Estados Unidos suspendeu o processamento de solicitação de vistos para 75 países, incluindo o Brasil. A informação foi publicada pela Fox News Digital. Segundo o jornal, a suspensão terá início na próxima quarta-feira, 21 de janeiro, e continuará por tempo indeterminado. O objetivo é coibir solicitantes aos vistos considerados propensos a se tornarem um gasto público.

Um memorando do Departamento de Estado, ao qual a Fox News teve acesso, orienta os funcionários consulares a recusarem vistos de acordo com a legislação vigente, enquanto a pasta reavalia os procedimentos de triagem e verificação.

O jornal não divulgou todos os países afetados pela medida, mas afirmou que, além do Brasil, Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen também estão na lista

A Fox News já havia divulgado, em novembro do ano passado, que o Departamento de Estado orientou os consulados a aplicarem novas regras de triagem baseadas na disposição de “encargo público” da lei da imigração.

Com isso, os funcionários foram instruídos a negarem vistos a candidatos que provavelmente dependerão de benefícios públicos, com base em fatores variados, como saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e possível necessidade de cuidados médicos de longo prazo.

Ainda segundo o jornal, candidatos idosos ou com sobrepeso tinham chances de ter seus pedidos negados. Não estão na lista vistos de turismo, negócios e de estudantes. O governo informou que a suspensão temporária valerá apenas para vistos de imigrantes.

O visto de turista faz parte da categoria de “não imigrante”, assim como os de trabalho temporário, estudos, intercâmbio e negócios.  Existem mais de 60 tipos de documentos que permitem a um cidadão estrangeiro ingressar no país.

Atualmente, são mais de 30 categorias de visto para não imigrantes, que podem permanecer no país de forma temporária. Algumas são específicas para cidadãos de determinados países, como México, Austrália, Chile e Singapura. Existem também mais de 30 tipos de visto de imigração – ou seja, para cidadãos estrangeiros que vivem de forma permanente nos Estados Unidos.

“O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um fardo para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, disse o porta-voz da pasta, Tommy Piggott, em comunicado divulgado pela Fox News.

“A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos.”

Postagens relacionadas

Ex-guarda-costas de Chávez que lavou US$ 1 bilhão em propina vira ‘delator nº 1’

Redação 1

Kim Jong Un propõe mais conversas com a Coreia do Sul

Redação 1

Biden consolida vitória no Arizona

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com