A 1ª edição do “Encontro Estadual Literário: Com Verso & Prosa, e muita ImaginAção!”, organizado pela Fundação CASA no Museu da Língua Portuguesa (SP), na segunda-feira (2), reuniu cerca de 30 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em centros da capital, litoral e interior. O evento também marcou o início da 3ª. edição do projeto Clube de Leitura 2.0, criado e executado pelo Observatório do Livro.
Os adolescentes fizeram apresentações culturais com leituras, jograis e interpretações musicais. A ação integra o calendário pedagógico da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) e tem como foco a democratização do acesso à leitura e o desenvolvimento crítico e emocional dos jovens.
Durante a programação, Galeno Amorim, presidente do Observatório, falou sobre leitura e cidadania no painel “Ler do Verbo Existir!”. Já a diretora da instituição, Luciana Paschoalin, apresentou o tema “Ler do Verbo Sentir!” e, ainda, o eBook “Nossas Palavras”, coletânea de textos e ilustrações dos participantes do projeto Clube da Leitura 2.0 na edição encerrada.
“Os clubes de leitura para adolescentes chegaram a um dos grandes templos da cultura no Brasil”, comemora Galeno. O projeto conta com o patrocínio de empresas como Suzano, Valid, EDP, Austral e Bermad, e apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).