Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Exposição no RibeirãoShopping homenageia Vicente Golfeto

Professor de economia sempre enalteceu a relação política e econômica entre Ribeirão Preto e as cidades da região. Exposição, que está no Setor Mogiana do empreendimento, entre os dias 17 de junho e 17 de julho, evidencia essa relação histórica

Professor de economia sempre enalteceu a relação política e econômica entre Ribeirão Preto e as cidades da região. Exposição, que está no Setor Mogiana do empreendimento, entre os dias 17 de junho e 17 de julho, evidencia essa relação histórica (Reprodução)

O projeto Ligados pela História, realizado pelo Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC), completa quatro anos com lançamento de segundo livro e exposição para celebrar os 168 anos de Ribeirão Preto. A mostra, que pode ser apreciada, gratuitamente, no Setor Mogiana, do RibeirãoShopping, entre os dias 17 de junho e 17 de julho, traz uma linha do tempo da cidade e exibe a árvore genealógica dos municípios desta região. Em um outro espaço, evidencia o potencial rural com recortes comuns à as localidades desta parte do estado de São Paulo.

Além disso, também presta uma homenagem ao professor de Economia Vicente Golfeto, falecido em 2023, pensada pela própria necessidade de reverenciar sua história e seu compromisso em entender a política e a economia desta região. Estudioso, pesquisador, analista, comentarista, Golfeto foi vereador da cidade e dirigiu o Instituto de Economia Maurilio Biagi, mantido pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) por diversas décadas. “Ele analisava os dados com base nos números, mas relacionava a realidade política permitindo compreensões que as estatísticas não davam conta”, diz Adriana Silva, coordenadora do projeto. “Ele conhecia esta região com profundidade e sabia os porquês das coisas que a superfície não revelava”, acrescenta.

Em sua primeira temporada o projeto Ligados pela História visitou as 34 cidades da região metropolitana exibindo história, curiosidades e os potenciais turísticos. Nessa segunda versão, o grupo retornou com foco na zona rural, de fazenda em fazenda. Depois de mapear propriedades que ainda preservam suas origens, em especial grandes produtoras de café, a equipe do Ligados pela História organizou um segundo livro com narrativas que evidenciam a vida no campo e a ligação identitária desses municípios.

Uma folheada no livro e logo lindas imagens se destacam: cachoeiras; plantações de café a perder de vista; arquitetura dos antigos casarões; estações de trem; objetos que identificam uma época longínqua; engenhos; produção de fubá, queijo, doces e vinho; imagens feitas das alturas mostrando a grande extensão territorial entre uma cidade e outra.

O projeto foi especialmente criado para mapear o potencial cultural e criativo desta localidade, com produções de vídeos que ficam em exibição no canal virtual do Portal C, rede mantida pelo IPCCIC, e publicações disponíveis em PDF ou para compra dos exemplares. Até aqui foram produzidos 49 episódios e aproximadamente 500 páginas de conteúdo impresso.

A aceitação positiva da primeira temporada e do livro 1 motivou o grupo à realização de uma segunda rodada, exibida entre agosto e dezembro de 2023 com lançamentos semanais. O livro foi lançado em abril deste ano e a exposição, montada com o apoio do RibeirãoShopping, um dos patrocinados do projeto, organiza uma parte desta narrativa.

 

 

Postagens relacionadas

Vídeo – Anna Maria Chiavenato

William Teodoro

Feira de Orquídeas começa hoje em RP

Redação 1

Chuva causa estragos em Ribeirão Preto

Redação 4

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com