Tribuna Ribeirão
Geral

Faixa Branca, 29 anos de paixão por carros

No próximo mês, o Clube Faixa Branca de Ribeirão Preto completará 29 anos de existência. A comemoração da data festiva será marcada por exposições e eventos que demonstram a grande paixão por carros antigos. “Sonhamos em ter uma sede própria e transformá-la no Museu do Carro Antigo, o que conseguimos com muito esforço. Nessas quase três décadas conseguimos também resgatar e conservar a história do automobilismo na cidade, além de realizarmos diversas ações sociais. Isso é o que nos incentiva cada vez mais”, diz Eduardo Penteado Crósta, presidente do clube.

O nascimento do Faixa Branca aconteceu em junho de 1982 durante os festejos do aniversário de 126 anos de Ribeirão Preto – mas a assembleia geral que oficializou o clube só ocorreu em 16 de junho de 1989, sete anos depois.  Na ocasião, o arquiteto ribeirão-pretano Carlos Alberto Gabarra organizou a primeira exposição de carros antigos da cidade, no Parque Permanente de Exposições. Foram expostos aproximadamente 60 veículos históricos da cidade e da região. O evento atraiu centenas de pessoas todos os dias, durante uma semana.

“A exposição foi um sucesso e atraiu outros adeptos do antigomobilismo e novos encontros aconteceram com a finalidade de difundir o movimento regionalmente. Foi aí que ficou definido o nome Faixa Branca Clube do Carro Antigo”, explica Crósta. Após a exposição, carros da região, das décadas de 1910 a 1970, foram cadastrados. A ação contou com apoio da Federação Brasileira de Antigomobilismo.

Foram cadastrados  95% de veículos antigos da cidade e região, abrangendo as cidades de Araraquara, Batatais, Barretos, Bebedouro, Brodósqui, Colina, Cravinhos, Franca, Jardinópolis, Mococa, Orlândia, Passos, São Joaquim da Barra, São Simão, Sertãozinho, Taquaritinga e Terra Roxa. Foram cadastrados 323 automóveis, 49 caminhões e pick-ups e 37 veículos especiais, dentre estes: automóvel Protos-1908, Caminhão Berna-1940, caminhonete Kingswold tempo-1955 e Jeep Lapil-1942.

Eduardo Crósta conta que diante do crescimento do movimento envolvendo apaixonados por carros antigos, foi necessário consolidar o clube. “Em 16 de dezembro de 1998, foi convocada e realizada nas dependências da antiga Luwasa, na avenida Independência nº 1.640, a assembléia geral, quando foi eleita a primeira diretoria oficial. A fundação do clube aconteceu em 16 de junho de 1989”. 

Museu do Carro Antigo da cidade  

Desde março de 2010 o Clube Faixa Branca tem sede própria onde acontecem as reuniões dos associados e o Museu do Carro Antigo, que sedia exposições de veículos, de fotos, troféus e diversos outros itens relacionados ao automobilismo local e nacional.

O museu conta com diferentes tipos de artes o que possibilita exposições variadas. Além dos veículos antigos levados em dias de eventos, há troféus, mural de fotos e roupas de pilotos consagrados como Paulo Gomes e Fábio Sotto Mayor. 

O Faixa Branca Clube do Carro Antigo de Ribeirão Preto fica na rua Luciana Mara Ignácio nº 825, no Jardim Botânico, Zona Sul. Outras informações pelo site clubefaixabranca.com.br. 

 

Postagens relacionadas

Artesp autua nove ônibus na rodoviária

Redação 1

Água de RP tem três mil anos 

Redação 2

Após visitarem Lula, Gleisi e Haddad falam em aliança

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com