A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) de 2026 – o vestibular da Universidade de São Paulo (USP) – divulgou, nesta segunda-feira (1º), os locais de provas e a lista de convocados para a segunda fase do vestibular 2026, etapa que será realizada em dois dias consecutivos, 14 e 15 de dezembro.
Ao todo, 30.787 candidatos serão convocados para a segunda fase, o que corresponde a quatro vezes o número de vagas de ingresso da carreira e modalidade. As provas acontecerão em 36 escolas, localizadas em 21 cidades – entre elas Ribeirão Preto –, além da capital paulista. “É importante o vestibulando estar atento ao local das provas, que pode não ser o mesmo da 1ª Fase”, ressalta o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco.
A recomendação é a mesma da etapa anterior: para evitar atrasos no dia e estresse na chegada, o candidato deve conhecer com antecedência o trajeto até o local em que está designado para realizar as provas. A abertura dos portões das escolas acontecerá ao meio-dia, com fechamento dos portões e início da aplicação da prova às 13 horas.
Em cada um dos dias, o vestibulando terá quatro horas para finalizar a prova. No primeiro dia, ele responderá a dez questões discursivas de Português, incluindo interpretação de textos, gramática e literatura (considerando a lista obrigatória de obras) Terá de escrever a redação, lembrando que, neste ano, será possível escolher entre duas propostas de redação: uma dissertativa-argumentativa ou uma de outro gênero textual a ser apresentado no momento da prova, ambas originadas a partir de uma coletânea única de textos.
Já no segundo dia, o vestibulando terá pela frente doze questões discursivas, com conteúdo de duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida (por exemplo: matemática + física + química para cursos de exatas; biologia + química para biológicas; história + geografia para humanas). Uma regra eliminatória importante: será excluído o candidato que tirar zero na redação ou errar todas as questões de qualquer um dos dias. As provas de competências específicas (Música, de 9 a 12 de dezembro), Artes Visuais (dia 11) e Artes Cênicas (de 5 a 9 de janeiro de 2026) antecedem a primeira chamada, no dia 23 de janeiro. Na sexta-feira, 28 de novembro, a Fuvest divulgou nesta sexta-feira (28) as notas de corte para a primeira fase de seu vestibular para ingresso em 2026.
Como já é comum, a nota mais alta continua sendo a do curso de medicina: são necessários 80 pontos para que o candidato siga para a segunda fase da prova. Depois de medicina, as notas de corte mais altas são engenharia aeronáutica (75), engenharia (69), psicologia em São Paulo (69), psicologia em Ribeirão Preto (67), relações internacionais (67), engenharia mecânica e mecatrônica (67), direito (66), engenharia elétrica e engenharia de computação (66) audiovisual ( 65).
A prova da primeira fase ocorreu no dia 23 de novembro, em 33 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, do interior e do litoral paulista. Ao todo, 88 escolas e 2.431 salas receberam os vestibulandos. A taxa de abstenção total foi de 9,17%. Em Ribeirão Preto foi de 9,01%. No ano passado, a cidade registrou 7,66% na primeira fase e 6,42% e 7,36% nos dois dias provas da segunda etapa, em dezembro. Outras quatro cidades da macrorregião também foram sede do vestibular este ano: Barretos (abstenção de 7,58%), Franca (8,81%), São Carlos (7,30%) e Pirassununga (6,35%)

