Rui Flávio Chúfalo Guião *
[email protected]
Uma das mais tecnológicas e criativas montadoras chinesas acaba de escolher o Brasil para integrar seu plano de internacionalização. Como tudo na China, a GAC – Guangzhou Automobile Group – é enorme, produz mais de dois milhões de veículos por ano, com fábricas que parecem instalações de ficção científica, controladas por computadores e inteligência artificial.
Das pranchetas dos designers saem produtos futuristas, com linhas arrojadas e modernas, com interiores cheios de sistemas de apoio ao motorista e passageiros.
É uma empresa relativamente nova, nascida em 1997, a partir de uma fábrica de ônibus de 1950. Iniciou suas atividades produzindo veículos para a Honda, em seguida passou a produzir veículos para a Toyota e depois lançou sua marca própria.
É uma empresa estatal, propriedade do governo da Província de Guangzhou.
Além das instalações na China, a GAC possui fábricas na Tailândia, Indonésia, Malásia e Nigéria. Mas a operação brasileira será a maior de todas no exterior.
Semana passada, o board internacional da GAC esteve em São Paulo para o lançamento oficial da marca. Foram dois dias intensos no complexo do Anhembi, oportunidade que a nova rede brasileira ouviu os planos para o mercado local.
Hoje, existem 33 concessionárias abertas e 50 pontos de exposição em shopping centers e a meta da montadora é atingir 200 pontos de vendas até 2027, ano que marcará também o lançamento do primeiro de seus carros a serem fabricados no Brasil.
A GAC tem no atendimento às necessidades dos clientes o seu ponto forte, que compartilha com o bem estar e desenvolvimento pessoal e profissional dos que trabalham nas fábricas e na rede.
Mesmo antes do lançamento de seus carros, a GAC montou futurístico depósito de peças em Cajamar, SP, pois dá muito peso ao pós-vendas como instrumento de satisfação de seus clientes.
O Brasil foi escolhido devido a seu mercado, o sexto do mundo em vendas de automóveis e como base para exportação para a América Latina.
Conhecedor da importância do etanol como combustível viável para o Brasil, a GAC já contratou parceria com a UNICAMP e as universidades federais de Santa Catarina e Santa Maria, RS, para pesquisa e desenvolvimento de motores híbridos movidos a álcool.
Além de fabricar automóveis no Brasil, a GAC tem planos imediatos para investir na expansão da oferta de pontos de carregamento de elétricos.
No nosso país, a GAC manterá um equilíbrio da oferta entre carros híbridos e elétricos, obedecendo assim às demandas do nosso mercado, que cresce nas duas modalidades.
Em nossa cidade, a GAC ( pronuncia-se GÊ-A-CÊ ) nomeou o Grupo Santa Emília como seu concessionário, que já montou moderna instalação na Avenida Carlos Eduardo Gasperi Consoni, onde poderão ser vistos e adquiridos os vários modelos da marca.
* Advogado e empresário, é presidente do Conselho da Santa Emília Automóveis e Motos e secretário-geral da Academia Ribeirãopretana de Letras