Tribuna Ribeirão
Cultura

Grupo faz 28 anos e ganha documentário  

Fundado em 1997 por Renata Martelli e Celso Cardoso, o Los Muchos surgiu de uma performance artística sobre aleitamento materno (Divulgação)  

O grupo teatral Los Muchos tchá-tchá-tchá terá sua trajetória contada no documentário inédito “Los Muchos – Uma Autobiografia Ficcional”, produzido em comemoração aos 28 anos de atuação da trupe. O filme estreia nesta sexta-feira, 16 de maio, no Cine Clube Caium (rua Olavo Bilac nº 135, Vila Seixas), às 20 horas. A entrada é aberta e gratuita. Depois da sessão haverá um bate-papo com elenco e equipe de produção.

A ideia do documentário partiu do produtor audiovisual Rogener Pavinski, parceiro do grupo. “O Los Muchos tem uma história muito robusta, com bastante material registrado ao longo dos anos. Então, chegou a hora de contar essa trajetória”, explica Pavinski.  A proposta é apresentar o trabalho do grupo que se caracteriza pela parceria entre arte, saúde e educação, sempre buscando levar espetáculos onde o público está e promover impacto social e estético nestes espaços.

O documentário terá cerca de 70 minutos de duração, com uma narrativa que mescla entrevistas, imagens de arquivo, narrações e paródias bem humoradas, uma marca registrada da trupe. É uma produção conjunta entre o Grupo de Teatro Los Muchos tchá-tchá-tchá e a Kroma Filmes, realizada através da Lei Paulo Gustavo (Edital 002/2023), prefeitura de Ribeirão Preto, Ministério da Cultura e governo federal.

Teatro e saúde – Fundado em 1997 por Renata Martelli e Celso Cardoso, o Los Muchos surgiu de uma performance artística sobre aleitamento materno. O trabalho ganhou corpo e se consolidou com o espetáculo “Amamentar é um barato, é o melhor investimento”, apresentado em praça pública. “O grupo nasceu da experiência de ser mãe e do desejo de comunicar, de forma afetuosa, informativa, lúdica e divertida, temas que normalmente são tratados com uma certa rigidez ou como tabu”, relembra Renata Martelli.

Desde então, o grupo tem abordado temas como DST/Aids, hanseníase, tuberculose, gravidez precoce, violência contra a mulher, saúde mental, entre outros, sempre sob orientação técnica e científica de especialistas e profissionais da saúde, com uma linguagem cênica marcada pelo humor, teatralidade exagerada e estética “brega”.

“Procuramos romper barreiras e preconceitos, ir além. Aprendemos cada dia um pouco mais sobre este fício que é ‘fazer teatro’ através de demandas com temas tão complexos, urgentes e delicados sobre saúde e bem-estar”, afirma a atriz e fundadora Renata Martelli. A trupe fixa atual de Los Muchos tchá-tchá-tchá conta com Eula Hallak, Carlos Tampa, Márcio Bá, Nicolas Trivilato, Renata Martelli e Rosana Pavinski.
 

Postagens relacionadas

Bong Joon-Ho vence a Palma de Ouro no Festival de Cannes

Redação 1

Shopping recebe programação do 49º Salão de Arte de RP

Redação 2

LP de Dimi Zunquê, de 92, é vendido por até R$ 1.2 mil

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com