No último dia 5 de setembro, grupos de jipeiros fizeram a entrega de cerca de 1 tonelada de alimentos à ONG Anjos da Rua, que auxilia moradores de comunidades carentes e de rua em Ribeirão Preto.
Na oportunidade, mais de 100 pessoas participaram da ação, que reuniu grupos como Hunza 4×4, Jeep Clube Ribeirão, Oscarafeia, Sertão Off Road e Cajuru Off Road. Além disso, algumas empresas também auxiliaram nas doações, mas preferiram manter o anonimato.
De acordo com Gustavo Henrique Cabral Santana, que participa desses grupos de jeep, a ideia de realizar essa arrecadação surgiu por conta de uma live feita pela banda Creedence Cover Ribeirão Preto. Santana conta que, como sócio de uma empresa especializada em mecânica 4×4, foi convidado a patrocinar o evento e resolveu incrementar a ação solidária na transmissão.
“A partir daí, começamos a convidar os jeeps clubes da região para integrar a live solidária. Então unimos força com a família 4×4 da região, em prol da ONG Anjos da Rua”, disse.
As arrecadações foram feitas durante as reuniões dos grupos e, principalmente, na empresa de Santana, a Matesco 4×4. Já a entrega foi feita em grande estilo, com uma carreata que percorreu ruas e avenidas da cidade até a sede da ONG.
Para Tiago Marcussi, membro da ONG Anjos da Rua, ações como essa são extremamente importantes, pois, segundo ele, todo o alimento utilizado é proveniente de doações, seja de voluntários ou empresas parceiras.
“Os alimentos dessa ação serão destinados à montagem de cestas básicas e ao preparo de marmitas, que serão entregues aos moradores de comunidades carentes e de rua”, informou Marcussi.
Santana compartilha da ideia e ressalta que “ações como essa ajudam a minimizar problemas sociais e auxilia pessoas em estado de vulnerabilidade social, principalmente, por conta dos fechamentos e do desemprego causado pela pandemia”.
O empresário incentiva, ainda, que outros grupos continuem esse legado. “Gostaríamos que outras tribos continuassem o legado. A turma da bike, dos motos clubes, carros antigos, e outros esportes a motor fizessem o mesmo”, destacou Santana.
Como ajudar?
Ao Tribuna, Marcussi relatou que as pessoas podem auxiliar com a doação de alimentos, roupas, cobertores, brinquedos e kits de higiene pessoal. Ele informou que a sede da ONG fica localizada na Rua Salvador Cosso, 491, no Jardim Irajá, na zona Sul de Ribeirão Preto.
O membro da Anjos da Rua ressalta que, no início da pandemia, chegaram a serem proibidos de distribuir as marmitas para evitar aglomerações. Porém, atualmente, o trabalho da ONG já voltou a sua normalidade.
Outros projetos
Além das doações que podem ser feitas na sede da ONG Anjos da Rua, Marcussi comunicou que neste domingo, 13 de setembro, será realizada a 2ª Feijoada In Box, em sistema drive thru. “Toda a renda arrecadada será destinada a aquisição de um veículo para auxiliar nas nossas entregas”, disse.
Na oportunidade, serão vendidas marmitas no valor de R$ 40, que podem ser adquiridas na hora. A porção, que serve duas pessoas, contará com arroz branco, feijoada, farofa, couve e rodelas de laranja. Para mais informações, basta acessar as redes sociais da ONG, pelo nome Anjos da Rua RP.